Robinho no Santos? Atacante corre o risco de ser preso se voltar ao Brasil

O atacante Robinho, de 36 anos, interessa ao Santos. O presidente do clube, José Carlos Peres, afirmou que o Peixe tem interesse no jogador, que já defendeu a equipe da Vila Belmiro em três oportunidades.
Robinho defende o Basaksehir, da Turquia, onde é reserva. Aos 36 anos, o jogador já não tem a desenvoltura do passado e amarga o banco na equipe turca. No Santos, Robinho teria chances de ser titular.  

PUBLICIDADE

O atacante foi revelado em 2002 e brilhou no Campeonato Brasileiro daquele ano com a camisa alvinegra. As pedaladas de Robinho sobre o lateral Rogério, do Corinthians, na decisão do torneio, entraram para o imaginário do futebol brasileiro.

Condenação por estupro pode impedir Robinho de retornar ao Santos

Um problema extracampo pode impedir o retorno de Robinho ao futebol brasileiro. Em novembro do ano passado, Robinho foi condenado pelo crime de estupro na Itália. A pena aplicada foi de nove anos. Em 2013, o jogador foi acusado de abuso coletivo contra uma jovem albanesa.

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

“Segundo uma juíza do tribunal, Robinho e um dos seus amigos envolvidos no caso, Ricardo Falco, mostraram um ‘desprezo absoluto’ pela jovem de 18 anos, ‘exposta a humilhações repetidas, bem como a atos de violência sexual pesados’, descrito em suas ‘conversas interceptadas'”, publicou a agência de notícias italiana Ansa.

PUBLICIDADE

Brasil tem acordo com a Itália

De acordo com o jornalista Cosme Rímoli, do portal R7, Robinho tem evitado países que tenham acordo de extradição com a Itália. O Brasil tem, mas a lei brasileira não permite que um cidadão nascido aqui seja enviado para outro país para cumprir pena. Isso, porém, não livra Robinho.

PUBLICIDADE

O artigo 7 do Código Penal Brasileiro prevê que brasileiros que cometeram crimes no exterior cumpram a pena no país. Para isso, bastaria que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologasse a pena do jogador de futebol.