Árbitro Anderson Daronco abre o jogo sobre paralisação do futebol e falta de renda

O árbitro gaúcho Anderson Daronco é um dos principais nomes da arbitragem brasileira. Daronco é o único árbitro do Rio Grande do Sul no quadro da Fifa – o mais alto patamar para um profissional do apito. Com a paralisação do futebol, os árbitros não estão trabalhando.

PUBLICIDADE

Em atitude pouco comum, Daronco deu entrevista à rádio Gaúcha dias atrás e falou sobre o momento do futebol brasileiro. Árbitros, normalmente, são impedidos de dar entrevistas pelas federações e confederações para evitar polêmicas. Em meio a erros da arbitragem, eles nunca têm lugar de fala.

Daronco fala paralisação do futebol e falta de renda

Árbitro e assistente de futebol não é uma profissão regulamentada. Os profissionais do apito recebem por partida. Anderson Daronco, um dos principais do Brasil, fatura bastante porque apita as partidas mais importantes. Em meio à paralisação do futebol, o árbitro fica sem emprego.

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

Daronco afirmou que se dedica exclusivamente ao futebol e que o atual momento tem sido bastante difícil. “Minha dedicação é exclusiva para o futebol e esse é um assunto muito pertinente para o momento. Que não soe como uma choradeira, mas que se faça uma reflexão sobre o assunto. Primeiro, que é muito difícil de um árbitro de alto nível ter qualquer outro tipo de emprego, devido as demandas de viagens e treinamentos. Então, ele vive exclusivamente do jogo. Sem jogo, não tem de onde tirar renda”, afirmou.

PUBLICIDADE

Árbitro fala sobre profissionalização

Na entrevista à Rádio Gaúcha, Anderson Daronco falou sobre a profissionalização do árbitro de futebol e que isso garantiria segurança aos profissionais do apito e aos assistentes, chamados popularmente de bandeirinhas, tenham segurança nessas situações. Sem trabalhar, os árbitros estão sem salário.

PUBLICIDADE