AFA tomará decisão drástica no futebol argentino por conta do coronavírus, diz jornal

A pandemia do coronavírus impactou de forma intensa no calendário do futebol mundial. Mesmo não sendo um dos países com o maior número de casos registrados, a Argentina pode ter sua temporada encerrada. De acordo com informações do jornal hermano Clarín, a AFA – Federação Argentina de Futebol – deve tornar oficial a decisão no início da próxima semana.

PUBLICIDADE

Diante disso, a Super League Cup será cancelada. A competição que conta com 24 equipes teve apenas uma rodada disputada antes da paralisação do futebol. Já o Campeonato Argentino em si, já havia sido encerrado, com o Boca Juniors faturando o título na última rodada.

Segundo o periódico, a AFA também decidiu cancelar os rebaixamentos por dois anos. As promoções dos times da segunda divisão, no entanto, foram mantidas, e com isso, a competição contará com 26 participantes em 2021, e com mais dois integrantes no ano seguinte.

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

O Clarín ainda informa que os presidentes de Boca Juniors e River Plate se mostraram contra a decisão, contudo, as partes chegaram a um acordo que acabou permitindo a decisão. A entidade agora discutirá como ficará a definição dos classificados para a Copa Libertadores e Sul-Americana, decisão que pode ser oficializada na próxima terça-feira (28).

PUBLICIDADE

Ao que tudo indica, será somado os pontos conquistados pelas equipes na Superliga (Campeonato Argentino) com o resultado obtido na única rodada. Super League Cup.

PUBLICIDADE

Coronavírus na Argentina

Por ter adotado uma quarentena rígida desde o início, a Argentina não figura como um dos países mais afetados pelo coronavírus. No último balanço dos órgãos de saúde, o país hermano aparecia com 3.780 pessoas infectadas e 185 mortes, cenário bem distinto do Brasil, que já computa mais de 4 mil mortes e mais de 50 mil casos da Covid-19.