UEFA bate o martelo e define prazo para federações retomarem as competições

A pandemia do coronavírus segue impactando o cronograma do futebol mundial. Diante do cenário de indefinição e suspensão das ligas, a UEFA deu um prazo até o dia 25 de maio para que as federações europeias se posicionem, decidindo o que será feito em seus respectivos certames. A informação foi revelada nesta terça-feira (28), pela emissora “Sky Sports”.

PUBLICIDADE

No comunicado da UEFA entregue aos clubes, a entidade afirma que “as federações e ligas nacionais devem comunicar à UEFA até 25 de maio de 2020 o recomeço previsto das suas competições nacionais, incluindo a data do recomeço e o formato de competição”.

Após este período de estudo e decisão por parte das federações, o Comitê Executivo da UEFA realizará uma videoconferência no dia 27 de maio, onde tomará uma decisão sobre o futuro da Champions League e Liga Europa, até então previstas para serem concluídas no mês de agosto.

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

Primeiros cancelamentos

O intuito da entidade é estimular ao máximo para que as competições sejam concluídas dentro das quatro linhas. Contudo, ficou acertado que as federações poderão cancelar a temporada se os governos impedirem a realização de eventos esportivos. A Bélgica foi o primeiro país a anunciar o encerramento do futebol no Velho Continente. Na última semana, a Holanda também adotou a mesma medida.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (28), Edouard Philippe, ministro do esporte da França, comunicou que será impossível concluir a temporada de futebol no país em função da pandemia. Caso isso seja oficializado, a Ligue 1 será o primeiro certame de ponta a ser cancelado no continente Europeu. A FFF deve se pronunciar em breve. A competição havia sido paralisada antes do início da 29ª rodada.

PUBLICIDADE