Globo pode ficar sem Copa do Mundo de 2022 e aciona Fifa na Justiça

A pandemia causada pelo novo coronavírus tem mexido com a economia de todo o mundo. No Brasil, a Rede Globo tem apresentado dificuldades financeiras e entrou na Justiça para para renegociar parcela anual referente aos direitos de transmissão da Copa do Mundo que ela deve à Fifa. A Justiça do Rio de Janeiro deu ganho de causa à emissora. Esta é apenas a primeira fase do embate com a Fifa.

PUBLICIDADE

A Globo teria que pagar 90 milhões de dólares (R$ 463,7 milhões) no dia 30 de junho. De acordo com a emissora, o valor dos direitos de transmissão tornou-se oneroso e desequilibrado com a pandemia do novo coronavírus. Contratos de publicidade foram afetados e competições esportivas canceladas em todo o mundo.

Em seu despacho, a juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 6ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, afirmou que não é razoável nem lógico exigir o pagamento da Rede Globo. A juíza afirma ainda que  o contrato terá que ser renegociado com redução de valores. 

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

Globo vive momento financeiro difícil

A liminar judicial proíbe o banco Itaú, responsável pela intermediação do pagamento, de transferir o valor para a conta da Fifa. Na corte suíça, onde está localizada a sede da entidade máxima do futebol, a Globo quer ter a oportunidade de renegociar o valor.

PUBLICIDADE

Globo e Fifa mantém acordo desde 2011 que diz respeito aos eventos esportivos da entidade entre 2015 e 2022 – isso inclui os Mundiais de 2018 e 2022. O valor total do negócio é de 600 milhões de dólares (R$ 3,1 bilhões na cotação atual).

PUBLICIDADE

Globo pode ficar sem a Copa de 2022

A Globo enviou petição de 35 páginas à Fifa em que afirma que a crise financeira é tão grave que a única saída pode ser o término definitivo do contrato entre as partes. O documento foi enviado no dia 19 de maio. Neste cenário, a Globo ficaria sem a transmissão da Copa de 2022, que será disputada no Catar.