Conmebol anuncia mudanças no regulamento da Libertadores e Sul-Americana para esta temporada; o que muda?

A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (06), uma sequência de medidas visando a retomada das duas competições continentais de clubes por ela promovida: Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. O conselho da entidade aprovou mudanças no regulamento das competições no que se diz respeito às inscrições dos jogadores, bem como o aumento de três para cinco substituições nas partidas.

PUBLICIDADE

A partir de agora, jogadores estão permitidos de atuar por mais de dois clubes nas duas competições dentro de uma mesma temporada. Além disso, um atleta ainda pode retornar ao seu ex-clube e disputar a mesma edição do torneio em que ele estiver inscrito sem nenhum problema.

Substituições

Seguindo a recomendação da Fifa, a Conmebol também implementou o aumento de três para cinco mudanças para cada equipe por partida, visando preservas a condição física dos jogadores, tendo em vista que uma maratona de jogos se aproxima. Os treinadores poderão parar o jogo, no máximo, três vezes para efetuar as alterações.

PUBLICIDADE

Outra novidade é a possibilidade de um árbitro poder atuar na partida envolvendo um clube do seu país.

PUBLICIDADE

A retomada

A entidade sul-americana prevê a volta da Copa Libertadores para o dia 15 de setembro, enquanto a Sul-Americana deve ser retomada no dia 27 de outubro. A Libertadores foi suspensa antes do início da terceira rodada da fase de grupos, enquanto a “Sula” ainda estava em sua fase inicial de mata-mata.

PUBLICIDADE

Para ajudar os clubes nas viagens, a Conmebol deve distribuir cerca de US$ 93 milhões aos participantes que integram às duas competições.