Sindicato de Atletas de SP ameaça ir à Justiça pedir paralização do Campeonato Brasileiro

Em nota publicada em seu site nesta terça-feira (12), o Sindicato de Atletas do Estado de São Paulo informou ter solicitado à CBF novas estratégias de segurança e prevenção no combate ao coronavírus, alertando, em caso de resposta negativa, ir à Justiça pedir paralisação do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Ainda em nota, a entidade apresentou as problemáticas causadas por conta das contaminações por Covid-19 desde o início do torneio, fato que “coloca em risco tanto a saúde quanto a vida dos atletas profissionais e demais membros das equipes”. A nota encerra-se com a afirmação de que o sindicato espera “que a CBF, ao menos desta vez, surpreenda e faça a coisa certa”

Na segunda-feira (10), a CBF havia anunciado, em nota, os ajustes no protocolo de testagens que amplia o período de antecedência das amostras, o número de atletas examinados, bem como o número de laboratórios habilitados. Protocolo tal, insuficiente para o sindicato.

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

No ofício enviado à Confederação Brasileira de Futebol, o Sindicato apresenta uma série de reportagens de modo a elucidar os casos recorrentes de contaminação na etapa anterior do torneio e, em seguida traz duas alternativas como solução:
1) adoção do modelo da NBA, onde se criou uma “bolha” onde os atletas mantêm-se afastados do mundo externos e submetidos a testagens massivas; 
2) ou o modelo do Campeonato Alemão, onde houve três sessões de testagens na semana anterior à liga.

PUBLICIDADE

A carta foi assinada pelo presidente do sindicato Rinaldo Martorelli, que se despede “com votos de elevada estima”

PUBLICIDADE