in

Copa do Brasil: CBF define os duelos da próxima fase da competição; clássico chama atenção

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta sexta-feira (23), o sorteio da terceira fase da Copa do Brasil 2021. Em cerimônia virtual feita na sua sede, a entidade máxima do futebol brasileiro definiu os 16 confrontos do mata-mata do torneio copeiro.

Publicidade

Esta nova fase da competição contará com a participação de 12 novos times: os oito classificados para a disputa da Libertadores, o 9º colocado do último brasileirão, além dos campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde.

Os 32 times foram divididos em dois potes, com o devido cruzamento do Pote 1 com o Pote 2. A definição dos grupos se deu por base no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Os 16 duelos serão disputados em jogos de ida e volta. A exemplo dos últimos anos, o gol fora de casa não funciona como critério de desempate. Em caso de igualdade nos 180 minutos, a disputa será definida nas penalidades. 

Publicidade

Premiação alta 

Competição mais bem paga na América do Sul, a Copa do Brasil pagará R$ 2,7 milhões para cada um dos 16 times que avançar às oitavas de final. A grande finalíssima do torneio copeiro vale R$ 56 milhões, fora os prêmios arrecadados pelas equipes ao longo da competição por passar de fase.

Publicidade

Os jogos

O grande destaque dos confrontos ficaram para os embates entre Fluminense e Red Bull Bragantino, Corinthians x Atlético-GO, além do “Clássico-Rei” entre Ceará x Fortaleza – todos confrontos da elite nacional. Os mandos de campo ainda serão sorteados pela CBF.

Publicidade

Santos x Cianorte; Palmeiras x CRB; Bahia x Vila Nova; São Paulo x 4 Julho; Fluminense x RB Bragantino; Ceará x Fortaleza; Grêmio x Brasiliense; América-MG x Criciúma; Athletico Paranaense x Avaí ; Atlético-MG x Remo; Corinthians x Atlético-GO; Internacional x Vitória; Cruzeiro x Juazeirense; Chapecoense x ABC; Flamengo x Coritiba e Vasco x Boavista.

Mudança

Em relação aos últimos anos, a Copa do Brasil sofreu uma alteração em seu formato para esta temporada. No regulamento antigo, os 11 times que garantiram passaporte direto para entrar no meio da competição passava a jogar apenas nas oitavas de final. Agora, no entanto, estas equipes já jogam a terceira fase.

Publicidade
Publicidade
Publicidade