in

Lei determina que CBF pague salário de Daniel Alves durante Olimpíadas

Clubes brasileiros não costumam cobrar da confederação, mas Lei Pelé é clara quanto ao assunto.

Instagram: Daniel Alves

Daniel Alves foi convocado para a seleção brasileira que vai disputar os Jogos Olímpicos em Tóquio, no Japão. O atleta terá que se apresentar à seleção no dia 8 de julho e retornará ao São Paulo depois que a participação da equipe for encerrada.

Publicidade

Se chegar à final, a delegação brasileira ficará no Japão até o dia 8 de agosto, um dia depois da final. Daniel Alves só deve se apresentar ao São Paulo, neste cenário, no dia 9 ou 10. O lateral-direito, que no momento se recupera de lesão, vai desfalcar o Tricolor em jogos importantes.

Neste período de 8 de julho a 8 de agosto, o São Paulo jogará as oitavas de final da Copa Libertadores da América e as oitavas da Copa do Brasil. Além disso, o Tricolor também vai jogar partidas do Campeonato Brasileiro, torneio em que começou muito mal e ocupa a zona de rebaixamento.

Publicidade

Nas redes sociais, os torcedores do São Paulo têm criticado a diretoria e o jogador. A primeira por liberar e o segundo por dizer que disputar os Jogos Olímpicos é um sonho. Daniel Alves não tem a medalha olímpica no currículo.

Publicidade

CBF pode pagar salário de Daniel Alves

O parágrafo primeiro do artigo 41 da Lei Pelé diz que a entidade convocadora, no caso a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), indenizará a cedente, neste caso o São Paulo, dos encargos previstos no contrato de trabalho, pelo período em que durar a convocação do atleta.

Publicidade

A lei diz ainda que o período de convocação só termina quando o jogador é reintegrado à equipe e com um detalhe importante: apto para jogar. Outro detalhe ainda mais importante é que embora a lei diga isso, os clubes brasileiros não costumam cobrar da CBF.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!