Fifa estuda mudanças e testa regras que podem mudar drasticamente futebol que existe hoje

Fifa faz teste de mudanças drásticas nas regras do futebol em campeonato na Holanda.

A FIFA, que é a entidade máxima do futebol, futsal e futebol de areia, vem constantemente realizando estudos sobre novas regras de seus esportes e mudanças das atuais se necessário. A entidade escolheu a Future of Football Cup para testar quatro novas regras que podem mudar drasticamente o estilo do jogo atual.

PUBLICIDADE

Durante a pandemia, a entidade precisou se adaptar e modificar algumas regras provisoriamente, como liberação dos clubes para realizar até cinco substituições durante as partidas, anteriormente a regra previa somente três. 

A competição Future of Football Cup é uma competição sub-19 que está sendo realizada na Holanda, e mesmo não sendo uma competição apoiada pela FIFA servirá de palco para o teste das novas regras que devem revolucionar o jogo. De acordo com o jornal Mundo Deportivo (Espanha), a Fifa fará uma avaliação do resultado dos testes e pode solicitar formalmente a mudança ao International Board , órgão responsável por definir as regras do jogo.

PUBLICIDADE

Quatro Regras serão testadas

Buscando mais dinâmica no esporte, a Fifa testará quatro mudanças que podem ser implementados ao esporte no mundo todo, inclusive no Brasil.  A entidade declarou que as mudanças têm como objetivo  buscar um aumento da intensidade das partidas, com menos paralisações e mais tempo de bola em jogo.  Confira as quatro regras:

PUBLICIDADE

A primeira regra será a substituição dos dois tempos de 45 minutos e criação de dois tempos de 30 minutos no lugar, mas o relógio da partida começará a ser parado sempre que o jogo for paralisado, como faltas, tiro de metas, laterais e escanteios.

PUBLICIDADE

A segunda regra será a implementação do lateral cobrado com os pés e para si mesmo, com isso o jogador não precisará mais passar a bola para um companheiro nas paralisações. O jogador terá apenas que parar a bola no local da falta ou escanteio e sair jogando normalmente.

A terceira regra seria o aumento de pena para o cartão amarelo, o que receber a advertência com o cartão amarelo deverá ficar 5 minutos de fora da partida, deixando o clube com um atleta a menos durante este período e podendo retornar a partir após o prazo. Essa regra não elimina o cartão vermelho, que continuará sendo aplicado nas mesmas regras atuais.

A quarta mudança é baseada no futsal, a nova regra prevê substituições ilimitados durante a partida e permite o retorno de jogadores substituídos a qualquer momento para o jogo. O técnico pode alterar qualquer jogador quantas vezes desejar, a regra será como já praticada no futsal e no basquete.