Radar Esportes
  • NOTÍCIAS
  • CAMPEONATOS NACIONAIS
  • CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
  • OUTROS ESPORTES
  • CLUBES
  • PRÓXIMOS JOGOS
  • ESPECIAIS
  • NFT
Nenhum resultado
View All Result
Radar Esportes
Nenhum resultado
View All Result
Publicidade

Paralimpíada: em isolamento, brasileiros estão sem conseguir treinar

52 integrantes da delegação, entre eles 27 atletas, cumprem restrições.

Agência Brasil Publicado por Agência Brasil
10/08/2021
© Reprodução Twitter/Comitê Paralíimpico Brasileiro (Agência Brasil)

© Reprodução Twitter/Comitê Paralíimpico Brasileiro (Agência Brasil)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informou nesta terça-feira (10) que 52 integrantes do grupo que viajou ao Japão para a Paralimpíada de Tóquio, sendo 27 atletas, estão em isolamento total em Hamamatsu, cidade onde é feita a aclimatação antes do início dos Jogos, a 250 quilômetros da capital japonesa. Segundo a entidade, esportistas das seleções de natação, tênis de mesa, halterofilismo e goalball não estão podendo sair dos respectivos quartos de hotel, nem mesmo para treinar.

Publicidade

https://www.instagram.com/tv/CSZJe8CD9g4/

Nesta segunda-feira (9), o Comitê revelou que dois membros da delegação (não atletas) testaram positivo para o novo coronavírus (covid-19) na chegada ao Japão. Um deles estava com o grupo que viajou na quinta-feira (5) e teve a contaminação detectada no exame de PCR realizado ainda no aeroporto de Narita, em Tóquio, após apresentar resultados negativos nos três testes realizados na semana anterior ao embarque.

Publicidade

Dono de 24 medalhas paralímpicas na natação, sendo 14 de ouro, Daniel Dias é um dos atletas em isolamento. Em vídeo publicado no Instagram, o nadador disse apoiar medidas que previnam o avanço da covid-19, mas pediu às autoridades uma flexibilização para que competidores com testes negativos tenham condições de treinar antes do evento. O depoimento foi compartilhado por outros esportistas na mesma situação, como os nadadores Ruiter Silva, Roberto Alcalde e Débora Carneiro e a mesatenista Danielle Rauen.

Publicidade

“Eu e outras 51 pessoas com testes negativos viemos para Hamamatsu em ônibus separados e estamos isolados desde então. A gente não pode sair do quarto. Não podemos treinar e faltam apenas 14 dias para os Jogos Paralímpicos. Os prejuízos físicos e psicológicos são enormes. Entendemos que as medidas sanitárias são necessárias, mas nós estamos negativos. Esse isolamento pode nos fazer perder medalhas e desperdiçar todo o investimento dos últimos cinco anos. O CPB está incansável na luta para nossa liberação, mas as autoridades locais seguem informando que teremos que ficar 14 dias isolados. Não faz sentido, estamos negativos! Eu e todos os atletas nesta condição pedimos compreensão e empatia das autoridades locais. Por favor, nós precisamos treinar”, desabafou Daniel.

O protocolo do Comitê Organizador Local de Tóquio 2020 prevê que as pessoas que estavam em um raio de duas fileiras de assentos ao redor do indivíduo infectado devam ser isolados, devido à possibilidade de exposição ao vírus no voo. O CPB, porém, alega que a última versão do playbook (livro de regras) dos Jogos, enviada à entidade no último dia 15 de julho, diz que “é permitido aos atletas que mantiveram ‘contato próximo’ treinar, igualmente em isolamento, e até mesmo competir” e que “assim foi feito, por exemplo, com atletas olímpicos da África do Sul, da Rússia e da Itália durante os Jogos Olímpicos”.

Publicidade

Ainda de acordo com o CPB, o isolamento total foi definido pela prefeitura de Hamamatsu, “que não permite qualquer alteração neste procedimento antes de 14 dias, mesmo que o atleta tenha testado negativo de forma reiterada”. A entidade argumenta que o município “se comprometeu a aplicar as diretrizes do referido playbook” e que a medida tem prejudicado “toda a preparação e aclimatação dos atletas para a participação no Jogos”.

A nota do CPB afirma que foram feitos contatos com Comitê Organizador, prefeitura de Hamamatsu e com a embaixada brasileira no Japão, mas que “apesar dos esforços do governo brasileiro, não encontramos respaldo por parte das autoridades locais”. Por fim, a entidade diz que segue buscando autorização para os atletas conseguirem treinar.


Publicado em 10/08/2021 – 14:07 Por Lincoln Chaves – Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional – São Paulo


Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Publicidade
CompartilharTweetEnviar
Agência Brasil

Agência Brasil

Agência pública de notícias da EBC. Informações sobre política, economia, educação, direitos humanos e outros assuntos.

Facebook Instagram
Radar Esportes

No Radar Esportes você fica por dentro de todas as notícias do futebol, MMA e outras lutas, UFC, F1, NBA, vôlei, mercado da bola, Brasileirão, seleção brasileira, jogos ao vivo, placar, resultados, tabelas de classificação, fotos, vídeos de gols, informações sobre jogos ao vivo e muito mais.

E-mail: contato@i7.network
Telefone: (11) 3280-0001

Posts recentes

  • Flamengo tenta retomar o caminho das vitórias diante do América-MG
  • Internacional triunfa no Beira Rio para dormir no G4 do Brasileiro
  • Apresentador da Band debocha de Richarlyson e da torcida do São Paulo após ex-atleta assumir bissexualidade
  • ‘Contratação de baixo custo’ Atlético-MG anuncia Alan Kardec e salário é divulgado

Links

CONTATO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2021 | Radar Esportes | Um site do grupo i7 Network

Nenhum resultado
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • CAMPEONATOS NACIONAIS
  • CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
  • OUTROS ESPORTES
  • CLUBES
  • PRÓXIMOS JOGOS
  • ESPECIAIS
  • NFT

© 2021 | Radar Esportes | Um site do grupo i7 Network

Comunicar erro
Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Enviado com sucesso para a RedaçãoNós agradecemos sua colaboração. Sua mensagem será analisada pela Redação e os erros confirmados serão corrigidos.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.