O São Paulo anunciou na última sexta-feira (10/09) que Daniel Alves não faz mais parte do seu elenco. Com uma dívida milionária com o atleta, partiu do próprio jogador a ideia de não voltar aos treinamentos após duas semanas servindo a Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Dessa forma, a diretoria do clube comunicou ao técnico Hernán Crespo que o jogador não vestirá mais a camisa do São Paulo.
Desde o anúncio da ruptura entre atleta e clube, muito se tem especulado sobre o futuro de Daniel Alves, já que o lateral direito almeja estar na Copa do Mundo do Catar, no final de 2022. Para isso acontecer, o jogador precisa se manter em atividade. Alguns meses parado no auge de seus 38 anos poderiam ser muito prejudiciais para os planos de Daniel Alves.
Como a janela europeia fechou no final de agosto, a chance do jogador continuar vestindo a camisa de algum clube brasileiro é grande. O fato de Daniel Alves ter feito apenas seis jogos pelo São Paulo no Campeonato Brasileiro também é um forte indício de que ele pode ficar por aqui.
O problema nesse caso seria os vencimentos do atleta, que chegam a R$ 1,5 milhão por mês. Somente Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG poderiam arcar com cifras tão volumosas.
Enquanto o destino do lateral não é revelado, diversas teorias são criadas na internet. Até mesmo uma postagem enigmática de Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, deixou uma pulga atrás da orelha dos flamenguistas. O diretor compartilhou em suas redes sociais a foto de uma árvore, que segundo os torcedores se trata de um pé de juazeiro. Juazeiro, no caso, é o nome da cidade natal de Daniel Alves.
Até o momento, segundo o jornalista Nicolò Schira, Daniel Alves só recebeu duas propostas: uma de um clube dos Emirados Árabes Unidos e outra da Arábia Saudita.