A ESPN dos Estados Unidos, companhia pertencente ao grupo Disney, tem buscado fechar um acordo com empresas do setor de apostas esportivas, que pode lhe render US$ 3 bilhões (algo em torno de R$ 15,5 bilhões). As operadoras que assinarem um contrato com a ESPN terão direito a campanhas publicitárias ao longo dos intervalos comerciais nos canais da mídia esportiva.
Ademais, o acordo também irá incluir conteúdos especiais sobre palpites esportivos dentro da programação do grupo, como shows televisivos, podcasts, artigos no site, entre outros. A medida segue uma tendência global, já que tanto no Brasil quanto em diversos outros países, as plataformas do setor têm experimentado uma crescente impressionante. E num mar de possibilidades, o site de apostas online separa as principais operadoras do mercado, que se destacam por oferecer um serviço sério e segurança aos seus usuários, além de disponibilizar uma variedade de promoções para os seus clientes.
Mudança na Disney
Ao longo dos anos, a Walt Disney ficou conhecida por ser uma notória oponente das apostas esportivas, afirmando que a atividade não tinha espaço nos negócios da empresa, que segundo eles, são “voltados para a família”. Contudo, no final de 2020 essa postura mudou com a implementação da bolha da NBA (Associação Nacional de Basquetebol), que foi instalada em Orlando, Flórida.
De lá para cá, a gigante do entretenimento tem adotado uma postura completamente diferente. E nos últimos tempos, a Disney demonstrou ser uma amante da jogatina, e tem feito de tudo para apoiar a atividade e alavancar o setor junto às operações da ESPN – um dos, senão o maior canal de mídia esportiva do planeta.
Há pouco tempo, a ESPN anunciou que seria forçada a demitir aproximadamente 300 colaboradores, devido à má fase econômica que a empresa tem atravessado. A companhia já tinha realizado alguns cortes salariais em postos mais elevados, como nos executivos e personalidades que trabalham na empresa, por conta do impacto econômico causado pela crise sanitária. Porém, além do impacto financeiro, o mercado esportivo tem se integrado cada vez mais com a indústria dos jogos, e a Disney não pretende perder esse bonde e irá seguir a tendência.
Em uma reunião junto aos seus investidores, a Disney afirmou que traria conteúdo relacionado às apostas esportivas para o seu canal de esportes, já que este setor pode favorecer o crescimento da plataforma ESPN+. A companhia ainda acredita que esta é uma oportunidade que não pode ser perdida, visto que o setor dos palpites é uma “área importante de crescimento” e a ESPN pretende voltar a ocupar o posto de líder nas transmissões esportivas, sendo que a concorrência neste nicho está cada vez mais acirrada.
Arrecadação recorde nos EUA
Os Estados Unidos têm projetado uma arrecadação recorde relacionada aos palpites esportivos em 2021, que podem movimentar aproximadamente US$4 bilhões (R$20,7 bilhões). Essa estimativa foi realizada pela companhia especializada em pesquisa Eilers & Krejcik Gaming.
A indústria norte-americana de apostas sempre apresentou números impressionantes, tendo uma grande adesão do público. Porém, desde 2018 que o setor tem experimentado uma ascensão impressionante, por conta de uma decisão federal que autoriza que todos os estados americanos legalizem a atividade em seu território. Anteriormente, apenas Nevada tinha essa autorização.
E em breve o setor deve ganhar mais impulso, já que terá início a temporada da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano). Além disso, no final de outubro ocorre o retorno das partidas da NBA. Sendo estas as duas ligas que mais movimentam o mercado de apostas esportivas no país, e que ano após ano atingem números impressionantes.