Mesmo focado em se livrar da zona de rebaixamento, o Grêmio precisa definir algumas situações do seu elenco. Sendo assim, o clube precisou se desfazer de um dos seus jogadores promissores através de um acordo amigável entre as partes.
Quem acabou trocando o clube gaúcho pelo futebol ucraniano foi o jovem Gabriel Gonçalves. Finalista da Copa São Paulo de Futebol Júnior da temporada passada, o meia de 20 anos vai defender o UCSA de Kiev, time que é gerido pelo empresário Pablo Bueno.
Vale destacar que Pablo Bueno é empresário do atacante Ferreira. Ele também é responsável por agenciar outro jogador que passou pelo Tricolor, que é o jovem Tetê. No entanto, esse último rendeu uma boa quantia aos cofres do clube quando foi negociado junto ao Shakhtar Donetsk.
Ao contrário do que aconteceu com Tetê, Gabriel Gonçalves deixou o Grêmio de graça, facilitando um acerto rápido com o clube ucraniano. A rescisão de contrato já foi publicada no BID da CBF, possibilitando o atleta a viajar para assinar com seu novo clube de forma oficial.
O jovem meia sequer foi aproveitado na equipe principal, pois uma lesão atrapalhou seus planos. Ele chegou a ficar de fora da equipe de transição desta temporada, atrasando ainda mais seus planos de um dia atuar como jogador profissional do Tricolor, tendo como melhor opção a mudança de clube.
A diretoria do Grêmio não impôs grandes dificuldades pela liberação de Gabriel Gonçalves. Por esse motivo, acredita-se que o clube possa ter um lucro futuramente com uma possível venda, já que ele pode ter valor de mercado, pois atuou como titular na equipe que disputou a Copinha em 2020.