O Atlético-MG segue focado no Campeonato Brasileiro e vai enfrentar o São Paulo fora de casa, tentando igualar o recorde de vitórias do clube como visitante no campeonato. O clube mineiro tem se apegado no fato de que, nos últimos 10 anos, o time com melhor campanha de visitante acabou levando o troféu do Brasileirão para casa.
O Galo já venceu sete jogos fora de casa na atual edição e soma 23 pontos como visitante. Uma das melhores campanhas como visitante do time mineiro na era dos pontos corridos foi em 2015, quando o clube foi vice-campeão brasileiro e o segundo melhor visitante com oito vitórias.
No entanto, a melhor campanha foi em 2017 e o Galo conseguiu chegar a 29 pontos fora de caso, sendo inclusive a última vez que o time mineiro conseguiu vencer o São Paulo fora de casa pelo Campeonato Brasileiro. O time mineiro tem a quarta melhor campanha fora de casa da história do clube e pode superar muito o recorde, já que ainda faltam oito jogos como visitante no Brasileirão.
Atuações longe de Belo Horizonte sempre foram uma grande pedra no sapato para o Atlético-MG, que segue buscando encerrar o jejum de título do Brasileirão que já dura 50 anos. Já em casa, a situação é totalmente diferente e o Galo sempre figurou entre os melhores mandantes nacionais.
Na temporada do ano passado, o clube mineiro foi o melhor mandantes do nacional e esbarrou na campanha como visitante para levar o título. Com apenas 22 pontos fora de casa, o Galo ficou apenas três pontos atrás do campeão Flamengo.
Estatística favorecem melhor visitante
Segundo estatística do Brasileirão, quem faz a melhor campanha fora de casa costuma terminar no topo da tabela. Desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado em 38 rodadas e com 20 clubes, somente em três temporadas (2006, 2009 e 2010) o campeão não teve a melhor campanha como visitante.
Curiosamente, o Atlético-MG possui hoje mais pontos fora de casa do que os conquistados em Belo Horizonte. A partida contra o São Paulo nesse sábado (25), às 21h, pode ajudar bastante na quebra do jejum mineiro. Além do time paulista, o Galo ainda enfrentará Flamengo, Bahia, Athletico-PR, Grêmio, Palmeiras, Chapecoense e Atlético-Go fora de casa.