A temporada do futebol brasileiro se encaminha para o final, e os clubes já se movimentam, pensando no elenco de 2022. Algumas equipes, no entanto, ainda têm aspirações e dúvidas a respeito do futuro. É o caso do Grêmio, que busca desesperadamente permanecer na primeira divisão do Campeonato Brasileiro; e do Vasco, que não sabe se conseguirá subir ainda este ano.
O sucesso ou insucesso desses clubes até dezembro pode determinar como será a temporada seguinte. Mas, independente disso, alguns medalhões já estão com os dias contados e devem acertar com outras equipes em breve. Muitos desses jogadores estão em fim de contrato e não devem renovar.
Diego Souza e Rafinha
No Grêmio, a temporada ruim de 2021 irá pesar e alguns dos atletas mais caros não ficarão para o próximo ano. O primeiro a deixar o clube foi o volante Maicon, que era um dos maiores salários da equipe e encerrou seu vínculo seis meses antes do fim do contrato.
Outros nomes que pesam no bolso do clube, como Diego Souza e Rafinha, também estão com o contrato encerrando e não devem ficar. Rafinha, inclusive, já está sendo ventilado no Flamengo, seu antigo clube.
Germán Cano, Morato e Andrey
Já no Vasco, uma permanência na série B pode ser catastrófica para as finanças do clube. Nomes como Germán Cano, Morato e Andrey estão em final de contrato e dificilmente permanecerão para a próxima temporada. Cano já teria assinado um pré-contrato com o Santos, segundo informações do jornalista Guido Bortolomasi. O presidente do Peixe também confirmou que fechou com um grande jogador para 2022.