O Grêmio conta com diversos nomes de variadas posições emprestados para outros clubes do futebol brasileiro. Vários deles têm contrato de empréstimo até o final do ano e, em 2022, devem se reapresentar ao Tricolor gaúcho para pré-temporada no clube e uma reavaliação da comissão técnica, pensando em possíveis aproveitamentos.
Na lista, há jogadores bastante conhecidos e também de posições carentes da atual equipe gaúcha, que ocupa a 18ª colocação do Campeonato Brasileiro 2021 e briga para não cair para a Série B em 2022.
Grêmio terá lista de retornos para a próxima temporada
O primeiro jogador a retornar, mas que pouco tempo deve ficar é Phelipe Megiolaro, do FC Dallas. O goleiro era tido como uma verdadeira promessa, mas acabou emprestado à equipe dos EUA, onde vem se destacando. O Dallas acena com uma proposta para contar com o jogador.
Enquanto isso, na lateral-direita, há Felipe Albuquerque, atualmente na Ponte Preta, para a disputa da Série B. O jogador de 22 anos tem sido muito bem avaliado na Macaca e pode integrar o grupo tricolor na próxima temporada.
Já para a lateral-esquerda, Juninho Capixaba, que está no Bahia, tem contrato com o Grêmio até 2023. O jogador chegaria para uma posição carente no elenco, podendo disputar a titularidade no setor.
Além de Juninho Capixaba, outro velho conhecido que retornará de empréstimo é Michel, de 31 anos, campeão da Libertadores com a equipe em 2017. Emprestado ao Vasco, o jogador não conseguiu uma sequência por conta das lesões. Tem contrato com o Grêmio até o fim de 2022.
Outro volante que deve voltar, mas dificilmente ganhará chances é Matheus Frizzo, de 23 anos. O jogador não deslanchou como o imaginado e vem atuando pouco no Botafogo. O contrato vai até o fim de 2022.
Para a armação de jogadas, Rildo, do Brasil de Pelotas, vem atuando com frequência no Xavante, mas a equipe enfrenta uma má fase, o que dificulta uma boa sequência de partidas. Deve passar por novo empréstimo no ano que vem.
Assim como Rildo, Isaque, atualmente no América-MG, deve ser novamente repassado após retornar do clube mineiro. Com várias opções no elenco, o jogador deve ser emprestado mais uma vez.
Por fim, Guilherme Azevedo, atualmente no Coritiba, deve passar por um período de testes na sua volta do Coxa. Com apenas 20 anos, é tido como uma das joias do clube gaúcho.