O Vasco vive nesse final de temporada, a incerteza se permanecerá na segunda divisão ou se conquistará o seu acesso para a série A do Campeonato Brasileiro de 2022. Com a derrota para o Sampaio Corrêa no último sábado (09/10) pelo placar de um a zero, o time comandado por Fernando Diniz caiu para a oitava colocação com 43 pontos em 29 partidas.
Outra incerteza que o Vasco tem sobre o próximo ano é a respeito de seu elenco. Nada mais, nada menos que 10 jogadores do clube estão em seus últimos meses de vínculo e já podem assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe, sem que o Vasco ganhe qualquer compensação financeira.
Dessa forma, é bem provável que o clube da Colina passe por uma severa reformulação em seu elenco para a próxima temporada, estando ele na série A ou na série B. Com poucos recursos, os dirigentes vascaínos terão trabalho para montar uma equipe competitiva já para o Campeonato Carioca.
Dentre os 10 jogadores que estão com contrato terminando estão: o zagueiro Ernando, o meia Marquinhos Gabriel, o lateral Zeca, o também lateral Léo Matos, o atacante Germán Cano, o volante Rômulo, o goleiro Vanderlei, o zagueiro Miranda, o volante Andrey e o goleiro Halls.
O mais cobiçado entre todos esses atletas é sem dúvidas o argentino Germán Cano, que é o maior destaque da equipe cruzmaltina. O atleta já foi sondado pelo Cruzeiro, a pedido de Luxemburgo, e pelo São Paulo, do seu compatriota Hernán Crespo. No entanto, há rumores de que ele já tenha se acertado com o Santos para a próxima temporada.