Flamengo envia lista de mudanças para CBF buscando reduzir poder da entidade

O clube carioca e a entidade máxima de futebol protagonizaram vários desentendimentos nos últimos anos.

O Flamengo segue se preparando para o clássico desse sábado (23) contra o Fluminense, precisando muito da vitória para manter a perseguição contra o líder Atlético-MG. O time de Renato Gaúcho precisa reverter a vantagem de dez pontos aberta pelo time mineiro para conseguir o bicampeonato no Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

A diretoria do clube segue trabalhando bastante e tem feito contratações de peso para o elenco na temporada, trazendo David Luiz e Andreas Pereira na última janela de transferência. No entanto, o clube e a CBF não possuem uma relação muito amigável e frequentemente são protagonistas de desavenças no cenário esportivo nacional.

O clube carioca enviou à CBF uma lista contendo 24 sugestões de mudanças no RGC (Regulamento Geral de Competições) para a próxima temporada. A entidade abre espaço todos os anos para que os clubes façam sugestões de mudanças no futebol brasileiro, mas não há nenhuma garantia que os pedidos serão acatados.

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

A maior parte da lista do Flamengo diz respeito à relação comercial estabelecida entre os clubes e a CBF, com a entidade tendo participação atualmente nos contratos privados entre clubes e empresas. Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, do site UOL, todo contrato assinado pelos clubes tem a CBF como anuente, significando que ela participa e assina o contrato.

PUBLICIDADE

Na teoria a entidade participa, mas na prática não é bem assim. A CBF não interfere ou participa de nenhuma negociação realizada pelos clubes brasileiros, porém determina que todos os contratos assinados sejam enviados para a sede do órgão.

PUBLICIDADE

Ainda segundo Rodrigo, o Flamengo tem intenção de ter mais liberdade para executar seus contratos comerciais. Atualmente, a CBF possui seus próprios parceiros comerciais e os clubes ficam obrigados a cumprir este acordos, mas a diretoria do clube carioca acredita que isso gera conflito de interesses.

Outro ponto levantado na lista foi sobre as Data Fifa durante a temporada de clubes, pedindo que os jogos do calendário sejam adiados durante o período que os jogadores ficarem a disposição de suas seleções. O Flamengo, Atlético-MG, Palmeias, Internacional e Grêmio disputaram várias rodadas do Brasileirão desfalcados por causa das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022.