A noite desta última quarta-feira (27) foi bastante tensa para o Flamengo. O rubro-negro foi eliminado da Copa do Brasil ao ser derrotado pelo Athletico-PR, em pleno Maracanã, pelo placar que ficou em 3 a 0. A torcida já fazia críticas a Renato Gaúcho, e, agora, a cobrança aumentou após esse resultado.
Com a eliminação praticamente encaminhada, antes do apito final, a torcida começou a entoar: “Olê! Olê! Mister! Mister!”, uma clara alusão ao antigo treinador, Jorge Jesus, que teve uma sequência de vitórias e títulos enquanto esteve no comando do Mais Querido do Brasil.
Conforme publicado pelo portal GE, o treinador reagiu rapidamente após o impacto provocado pela derrota e pela eliminação. Depois da partida, ele se reuniu com a diretoria flamenguista, ainda dentro do vestiário, assumiu a derrota e pediu demissão do cargo.
Os mandatários do clube precisaram agir rapidamente. Marcos Braz e Bruno Spindel tiveram uma conversa franca com o técnico e o convenceram a continuar comandando o clube, que ainda tem pela frente a final da Libertadores da América, diante do Palmeiras, e o Campeonato Brasileiro.
Segundo consta na mesma publicação, mesmo que os cartolas tenham confiança no trabalho de Renato, há relatos de desagrados dentro do Ninho do Urubu. De acordo com essas opiniões, existe um excesso de trabalho coletivo, mas com pouco detalhamento em questões táticas.
O treinador não teve medo de assumir a responsabilidade pela derrota e pela eliminação, conforme falou durante uma entrevista coletiva: “Se tem um culpado aqui, esse único culpado sou eu. Responsabilidade toda minha. O grupo não teve culpa de nada”.