O Flamengo tinha tudo para conquistar a Tríplice Coroa das principais competições da temporada. O clube estava em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, caindo para a quarta colocação, e estava na semifinal da Copa do Brasil, onde foi eliminado pelo Athletico-PR.
Agora, a disputa com chances de título para o clube é a Copa Libertadores, que terá o jogo final no dia 27 de novembro, contra o Palmeiras.
O treinador Renato Gaúcho chegou no clube com a missão de realizar seu sonho de carreira que é treinar uma dos maiores equipes do Brasil. Depois da saída de Rogério Ceni, Landim foi atrás do técnico, que tinha recém-saído do Grêmio, fez o convite e a contratação aconteceu.
Logo no início, a relação entre técnico e torcida foi das melhoras. O Mais Querido do Brasil teve sequências de vitórias e os jogadores se mostravam felizes dentro e fora de campo. Porém, essa lua de mel terminou e a relação se encontra em uma crise, tanto que Renato teria pedido demissão nesta semana.
A derrota para o Athletico-PR por 3 a 0, que culminou com a eliminação na Copa do Brasil, foi o estopim para que o treinador pedisse para sair. A diretoria rubro-negra agiu rapidamente e impediu que o treinador deixasse o cargo.
Portaluppi conversou com Marcos Braz, vice-presidente do clube, e não teve vergonha de expor seu momento delicado: “Se o problema sou eu, não tem problema”, disse ele em clara alusão às críticas da torcida, que encheu o estádio do Maracanã na expectativa da classificação para a grande final.
Se o Renato Gaúcho quis entregar o cargo no Flamengo (que ele sempre falou que era o seu sonho) faltando 1 mês para a final da Libertadores, dá para ter uma ideia de como a situação internamente está insustentável.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) October 28, 2021
As redes sociais apontam que o treinador pode estar sofrendo pressão nos bastidores. “Se o Renato Gaúcho quis entregar o cargo no Flamengo (que ele sempre falou que era o seu sonho) faltando 1 mês para a final da Libertadores, dá para ter uma ideia de como a situação internamente está insustentável”, escreveu esse perfil.