Está sendo visível a melhora do futebol do São Paulo após a chegada do técnico Rogério Ceni, que assumiu após o time cair muito de produção com o argentino Hernán Crespo. As vitórias sobre o rival Corinthians e o Internacional, ambas por 1 a 0, deram ao São Paulo um alívio na tabela. Se antes o clube lutava para se afastar da zona do rebaixamento, a briga agora é por uma vaga na próxima Libertadores da América.
Paralelamente a esse final de Campeonato Brasileiro, a diretoria junto ao seu treinador, pensa já na próxima temporada. O técnico Rogério Ceni já expôs a sua vontade de contar com um elenco mais jovem e uma grande reformulação deve ser feita para 2022. Com esse intuito, Rogério foi flagrado nos últimos dias assistindo ao time do sub-20, que enfrentava o Flamengo em um jogo decisivo da categoria.
Do time treinado por Alex, já é certo que vão subir Beraldo, Juan, Luizão, Nathan, Vitinho e Pedrinho. Outros jovens como Pablo Maia, Léo, Anilson e Caio também estão sendo olhados com carinho pelo novo treinador.
No entanto, muitos atletas do elenco de 2021 não devem permanecer para a próxima temporada. Os contratos de Rodrigo Freitas, Shaylon, Willian, Galeano e Rojas não devem ser renovados e eles estarão livres a partir de janeiro. O atacante Éder tem um contrato mais longo, mas deve entrar em um acordo com a diretoria para rescindir no final deste ano.
O meio-campista Benítez, que caiu muito de produção no segundo semestre, só ficará se o Independiente aceitar emprestá-lo por mais uma temporada, pois o clube não tem a confiança de investir em sua compra.