O Brasil está mais uma vez na final da Libertadores por duas vezes seguidas. Mas, você sabe o que faz o Brasil ter domínio sobre a Libertadores?
Na edição da Libertadores de 2021, os times que se enfrentam são o Flamengo e o Palmeiras. Na última disputa, jogou o Palmeiras e o Santos. Os clubes brasileiros presentes em uma disputa como esta não é coincidência.
Cada vez mais os times estão acumulando pontos, e com isso, chegar a final de uma disputa como esta é puro mérito. Se você quer entender um pouco mais sobre a participação do Brasil na Libertadores e como os times chegaram até a final, confira as informações a seguir:
Brasil na disputa da final da Libertadores
Atualmente, podemos enxergar que os times brasileiros estão se tornando fortes. Nos últimos 7 anos, o Brasil conseguiu conquistar 11 títulos da Libertadores.
Existem alguns fatores cruciais para que isso tenha se tornado uma realidade, principalmente o número de vagas oferecidas ao país e o aumento de receitas, conforme mostra um levantamento divulgado no blog de palpites na Libertadores, Betway Insider. Além disso, algumas crises econômicas prejudicaram os países vizinhos, e consequentemente, os times também sofreram.
A disputa pelo título da Libertadores começou com 8 clubes do Brasil. Desses oito, sete deles disputaram a fase dos grupos, com apenas um deles eliminado para as fases finais.
Seis times foram para as oitavas de final e cinco deles foram até as quartas de final. Na disputa da semifinal, três times eram brasileiros. A final, depois de alguns anos, será uma disputa de apenas times brasileiros.
O atual cenário do futebol brasileiro indica que os times daqui estarão em destaque por mais alguns anos, conforme aponta a Betway. Isso porque das quatro últimas disputas pela Libertadores, três delas foram vencidas pelo Brasil.
Domínio dos times brasileiros nas disputas
O aumento da performance dos times brasileiros, principalmente pela disputa pela Libertadores, tem uma razão: os times nacionais conseguiram fechar contrato de TV do Campeonato, e com isso, o setor financeiro aumentou relativamente.
A partir disso, os contratos relacionados aos direitos de transmissão são negociados diretamente entre os clubes e a própria TV.
Dessa forma, a TV Globo subiu o valor que antes era pago pelos direitos de transmissão, e isso passou a ser visto como uma grande disputa por outras emissoras.
Emissoras como a TV Record, a TNT Sports e a Turner, por exemplo, fazem negociações para que os jogos também possam ser transmitidos por lá, e com isso, a escalada tem se tornado maior do que era anteriormente.
Assim, os times conseguem ganhar muito mais, e dessa forma, o desempenho também aumenta, fazendo com que eles tenham domínio em disputas grandes, como a Libertadores.
Além dessa disputa pelas receitas de TV, a situação financeira dos times do Brasil também melhoraram a partir do aumento de sócios torcedores no time. Quando você vira sócio torcedor, um valor é pago todos os meses, como uma mensalidade.
Esse valor também vai para os clubes brasileiros poderem arcar com despesas relacionadas aos jogos. A transferência de jogadores também é um fator que traz benefícios ao financeiro dos clubes.
Isso porque existe uma desvalorização do real em relação ao dólar, o que favorece essa questão.
Por fim, mas não menos importante, o domínio do Brasil na Libertadores também se dá pelo esforço de cada jogador dos clubes, onde conseguem se dedicar para que as disputas sejam vencidas, de modo que o Brasil continue sendo destaque na Libertadores.