A situação do Grêmio no Campeonato Brasileiro continua delicadíssima. Apesar da vitória sobre o Red Bull Bragantino na noite da última terça-feira (16/11) por 3 a 0, a rodada não foi nada favorável para o Tricolor Gaúcho. Praticamente, todos que brigam para não cair venceram seus jogos, e o Grêmio voltou para a penúltima colocação após a vitória do Sport sobre o Bahia na noite de quinta-feira.
Dessa forma, o Imortal ficou a sete pontos do Atlético-GO, primeiro clube fora da zona do rebaixamento. O time de Vagner Mancini tem agora mais seis rodadas para tirar essa diferença e permanecer na série A do Brasileirão na próxima temporada. A missão é vista como muito difícil.
Caso não consiga a permanência na elite do futebol brasileiro, a diretoria do Grêmio terá um grande problema para readequar o seu elenco a uma nova realidade financeira. As receitas de um clube na série B são bem menores, o que tornaria inviável a permanência de alguns jogadores que inflam a folha salarial do Tricolor Gaúcho.
O atacante Douglas Costa, por exemplo, chegou nesse ano como o grande reforço da temporada. Segundo o jornalista Jorge Nicola, Douglas Costa tem o quarto maior salário do futebol brasileiro, ganhando em torno de R$ 1,5 mi por mês.
O atleta diz que quer permanecer no Imortal mesmo em caso de queda, mas com esses valores, essa permanência não dependerá do seu desejo. Uma boa saída para o jogador seria a MLS, onde três clubes estão de olho no atacante.
Os nomes dos clubes americanos que estão sondando Douglas Costa ainda não foram divulgados, e o jogador também não deu nenhuma declaração sobre o interesse de jogar a MLS.