Grêmio precisa de ‘mágica’ para escapar do rebaixamento do Brasileirão e matemático desanima torcida

O torcedor do Grêmio tem seis rodadas de muita pressão e há esboços que podem ser favoráveis.

O Grêmio precisa de uma verdadeira ‘mágica’ para escapar do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, tanto que o clube fez as contas e apontou um numero ‘mágico’ que garante a permanência do Imortal na Série A do Brasileirão.

PUBLICIDADE

Nas contas do clube é preciso vencer as quatro partidas, de seis restantes, da competição nacional. Esse resultado garantiria a permanência na elite brasileira. Porém, a matemática não garante esse resultado tão simples assim, e o planejamento do Tricolor Gaúcho pode ser insuficiente, pois há variáveis no caminho.

Para que o clube gaúcho permaneça na Série A, com o ganho desses 12 pontos, será preciso uma combinação de insucessos na parte de baixo da tabela do Brasileirão. Um matemático foi ouvido pelo portal GE e contou um pouco dessas projeções.

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

Grêmio e as chances de cair para Série B

O professor de matemática Gilcione Nonato, do Departamento de Matemática da UFMG, apontou cinco cenários do Grêmio na tabela de pontuação, e neles foram mostrados que há um risco de queda.

PUBLICIDADE

No primeiro cenário, com quatro jogos vencidos, o clube terá 41,2% de cair para a Série B. No segundo cenário, se vencer quatro jogos e empatar um, a equipe reduz esse percentual para 14,95%.

PUBLICIDADE

O cenário de número três, com quatro vitórias e dois empates, tem somente 2,4% de chances de cair. O quarto cenário, com cinco vitórias as chances são mínimas, de 0,28%. Já o quinto cenário, com cinco vitórias e um empate, reduz esse número a 0%. Essa avaliação não anima o torcedor, pois de cinco cenários, em quatro há alguma chance de rebaixamento.