O Vasco da Gama vai enfrentar uma grande reformulação em seu departamento de futebol após o fracasso na Série B do Brasileirão. Muitos jogadores estão em fim de contrato e renovações serão pontuais, pois o clube almeja uma nova economia em relação à folha salarial.
A chegada de um novo executivo para o futebol do Gigante da Colina em 2022 passa também a ser prioridade do presidente Jorge Salgado. De acordo com o jornalista Gilmar Ferreira, o nome mais cotado neste momento é Anderson Barros, atualmente no Palmeiras.
Em relação ao comando técnico, o clube quer ser certeiro em sua decisão e fechar com um profissional que tenha ciência do atual momento financeiro. Desta forma, o novo treinador do Cruzmaltino pode ser algum conhecido da torcida e os rumores apontam para Zé Ricardo.
O treinador teve uma excelente passagem pelo Vasco em 2018, levando a equipe para a Libertadores. Atualmente ele se encontra livre no mercado, pois acabou sendo dispensado pelo Qatar SC e aguarda o recebimento da indenização pela ruptura do contrato.
A segunda divisão do Campeonato Brasileiro ainda está em andamento e o Gigante da Colina joga apenas para cumprir tabela. Contudo, essa situação pode ser bem aproveitada pelos atletas vindos da base, podendo aparecer mais vezes no time profissional a partir de 2022.
Novos reforços só devem chegar ao Vasco da Gama após o anúncio de um novo treinador para colocar em prática a montagem do novo elenco. Caso o clube tenha interesse em repatriar Zé Ricardo, ele teria que se adequar ao atual momento financeiro, sem grandes promessas por contratações importantes.