O Grêmio tem uma luta árdua contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Com 35 pontos, o Imortal Tricolor ocupa a 18ª colocação na tabela de classificação do torneio. Quatro pontos separam o time de Vagner Mancini do Juventude, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
Nesta terça-feira (23), o Grêmio recebe o Flamengo em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será fundamental. O Imortal Tricolor precisa da vitória para avançar na tabela de classificação e ficar mais próximo de sair da zona de rebaixamento.
Além da vitória, o Grêmio terá que torcer por protestos dos times que estão acima dela na tabela de classificação, casos de Bahia, Juventude, Atlético-GO, São Paulo, Athletico-Pr e Santos. Historicamente, equipes que alcançam 45 pontos no Brasileiro conseguem escapar da queda para a Série B. O Grêmio precisa de 10 pontos em cinco jogos.
Panorama do Grêmio para 2022
Sem Copa Libertadores da América e sem Copa Sul-Americana no ano que vem, o Grêmio sabe que a receita será menor que neste ano. A situação pode piorar com rebaixamento. Neste cenário, o Grêmio poderia ter uma queda de R$ 60 milhões em seu faturamento com cota de TV. Os valores pagos na Série B são bem abaixo do que é pago na Série A.
Na semana passada, após vitória sobre o Red Bull Bragantino, Romildo Bolzan afirmou que continuará como presidente em 2022. Segundo ele, haverá readequação no clube no ano que vem para garantir o equilíbrio. Jogadores podem deixar o Grêmio na próxima temporada.