O Grêmio no momento se apega às suas poucas chances de permanecer no Campeonato Brasileiro. O time de Vagner Mancini precisa vencer o campeão Atlético-MG na última rodada da competição e ainda torcer para o Bahia perder para o Fortaleza, assim como o Juventude também perder para o Corinthians. As três partidas acontecerão na próxima quinta-feira (09/12).
Mesmo se conseguir o milagre da permanência, o Grêmio deve vir para a próxima temporada bem diferente de como termina essa melancolicamente. Já é consenso dentro do clube que uma grande reformulação deve acontecer no elenco do tricolor gaúcho.
Uma barca de saída de jogadores já é bem conhecida por quem acompanha o clube. Atletas como Diego Souza, Rafinha, Luiz Fernando, Jean Pyerre, Everton Cardoso, Cortez e Paulo Miranda não devem permanecer no Grêmio para 2022. Alguns desses jogadores já estão até afastados do grupo principal.
No entanto, outros atletas podem ser incluídos nessa lista para a próxima temporada. De acordo com Leonardo Oliveira, do site “GZH”, o atacante Douglas Costa dificilmente permanecerá no clube em caso de uma queda para a série B. O atleta ganha cerca de um milhão e meio de reais por mês, salário incompatível com a nova realidade financeira que o Grêmio deve enfrentar.
Outros atletas que estão com o futuro indefinido no clube são: Borja, que vem sendo criticado nessa reta final; Lucas Silva, Campaz, Diogo Barbosa e Villasanti, que estão valorizados e devem receber propostas; Brenno ou Gabriel Grando, um dos dois será vendido e Vanderson, que é a maior aposta do clube para a próxima janela de transferências.