O Grêmio ainda possui chances de se manter na Série A. Mesmo que remotas, elas existem. Embora a permanência assim ocorra, o Tricolor ainda pretende fazer uma reformulação profunda no elenco, focando, sobretudo, na redução da folha salarial, atualmente próxima dos R$ 15 milhões. Com isso, mudanças devem ser promovidas, mesmo com o clube se mantendo na primeira divisão.
A partir de uma avaliação interna, nomes devem deixar o clube para a reposição de outros. Saídas já conhecidas são as do atacante Diego Souza, do lateral-direito Rafinha e do lateral-esquerdo Bruno Cortez, que possuem contrato já próximos de encerrar e não devem renovar, inicialmente.
Além do trio de veteranos, Jean Pyerre, Luiz Fernando, Everton Cardoso e Paulo Miranda também estão fora dos planos. Contudo, a barca de saídas do Grêmio pode ser ainda maior, alcançando até mesmo os destaques do atual plantel.
Barca de saída do Grêmio pode abranger destaques, diz jornalista
De acordo com o jornalista Leonardo Oliveira, da GaúchaZH, o Grêmio encarará uma nova realidade financeira, seja na Série A ou na B. Isso porque o clube, caso se salve, estará fora das competições sul-americanas pela primeira vez em muito tempo. Na segunda divisão, então, o desastre financeiro poderá ser ainda maior.
Por conta disso, Oliveira indicou que uma barca de saídas com os destaques da equipe deve ser promovida, visando redução da folha salarial e vendas pontuais. É o caso de um dos goleiros, Gabriel Grando ou Brenno. A certeza é pela saída de um dos dois, valorizados após o bom ano.
Lucas Silva, Diogo Barbosa, Villasanti e Campaz estão valorizados no mercado e podem ser repassados a outras equipes, tal como Borja, que almeja disputar a Copa do Mundo de 2022 e terá o futuro revisto. Enquanto isso, o lateral-direito Vanderson deverá ser a esperança de caixa no Grêmio, com uma venda no horizonte sendo tratada como necessária para o equilíbrio financeiro do clube.
Por fim, Douglas Costa deve liderar a fila de saídas. Com poucas atuações brilhantes na temporada e acumulando polêmicas, o jogador, que possui o maior salário do plantel, deve ter sua saída confirmada, principalmente se o clube cair para a Série B, onde a redução de custos deverá ser importante.