A relação entre a torcida do Grêmio e o jogador Douglas Costa tem sido muito conturbada nos últimos dias. Primeiro, o atacante tomou um cartão amarelo desnecessário e ficou fora do jogo contra o Corinthians, duelo importantíssimo do clube na luta contra o rebaixamento.
Depois disso, veio a polêmica pedida de dispensa do jogador, justamente na semana do jogo contra o Atlético-MG, que poderia decretar o descenso da equipe no Campeonato Brasileiro. O jogador tinha marcado sua festa de casamento no Rio de Janeiro, mas não teve o seu pedido atendido pela diretoria. Muito cobrado pelos torcedores, por conta dos dois episódios, Douglas Costa apagou todas as suas fotos com a camisa do Grêmio nas redes sociais.
Durante o jogo contra o Galo, o atacante comemorou um dos gols da partida, fazendo tchauzinho para os torcedores. O Grêmio até venceu o jogo pelo placar de 4 a 3, mas a vitória do Juventude sobre o Corinthians decretou o rebaixamento do clube para a série B.
A polêmica do jogador com os torcedores aumentou nas últimas horas, após vazar na internet que Douglas Costa está curtindo uma festa em uma mansão alugada. Além do atacante, estão presentes o meio-campista Campaz, também do Grêmio, e o centroavante Jô, do Corinthians.
A imagem do jogador com uma garrafa de cerveja nas mãos rodou as redes sociais, recebendo inúmeras críticas dos torcedores, por conta do momento delicado do clube que ele joga. Segundo o jornal Extra, a festa foi armada para comemorar a permanência do Grêmio na série A e os outros atletas do elenco também eram esperados na mansão. Como o clube não conseguiu se manter, os outros jogadores desistiram e não compareceram no local.