O Grêmio entrou em campo nesta última quinta-feira, 09 de dezembro, para honrar seu último compromisso na edição de 2021 do Brasileirão Série A. O adversário da vez foi o Atlético Mineiro, em partida disputada em Porto Alegre, e que terminou com triunfo da equipe mandante.
A disputa terminou com a vitória pelo placar de 4×3; Diego Souza, em duas oportunidades, Jaminton Campaz e Douglas Costa fizeram os gols da equipe gaúcha na partida. Mas o Grêmio não evitou um novo rebaixamento em sua história e terá que disputar a Série B na próxima temporada.
Adeus Douglas Costa?
O atacante Douglas Costa, atualmente aos 31 anos, chegou ao Grêmio com a meta de evitar o rebaixamento da equipe na temporada. No entanto, não alcançou o objetivo. O jogador até já havia afirmado que jogaria a Série B pelo clube, mas ainda mantinha esperança pela permanência na elite.
“Não pode jogar a toalha. Eu continuo. Óbvio (que ficaria). Tenho mais dois anos de contrato. Não tem para onde correr”, disse o craque, algumas rodadas atrás, em entrevista ao canal Pilhado, no YouTube. Vale lembrar que, caso o jogador quisesse permanecer, seria necessária uma mudança importante nos valores envolvidos em seu contrato.
Douglas Costa é um dos jogadores mais bem pagos do futebol brasileiro e toda equipe rebaixada passa por um processo de reformulação para se readequar financeiramente à sua nova realidade. Com o Grêmio não deve ser diferente, e a permanência do atacante é improvável no momento.
O Corinthians vem sendo cotado como forte possibilidade para Douglas Costa na próxima temporada. A informação é do jornalista Nilson César, da Rádio Jovem Pan. Caso a transferência se concretize, o atleta se juntaria a nomes como Róger Guedes, Renato Augusto, Willian e Giuliano.
Os rebaixados de 2021
Mesmo após esboçar uma reação na reta final, sob comando de Vágner Mancini, o Grêmio está rebaixado e se junta a Sport Recife, Chapecoense e Bahia como equipes que disputarão a Série B em 2021. Botafogo, Coritiba, Goiás e Avaí retornam à disputa da primeira divisão.