O Grêmio encerrou a temporada com uma bela vitória em cima do campeão da Série A, o Atlético Mineiro, em partida disputada em Porto Alegre. Apesar do triunfo na rodada final, o tricolor gaúcho não conseguiu se manter na elite do futebol brasileiro e terá que disputar o Brasileirão Série B em 2022.
Reformulação no Grêmio
Com a queda para a segunda divisão nacional, o Grêmio terá que reformular seu elenco para se adequar à sua nova realidade financeira. Vários jogadores importantes terão que reduzir seus salários para permanecer no clube ou então procurar por novos ares no mercado da bola.
Rafinha, Bruno Cortez e Diego Souza são alguns dos nomes que não permanecem no Grêmio para a próxima temporada. Os três contam com vencimentos acima do que o tricolor pretende pagar na próxima temporada e já contam com interesse de outros clubes.
Diego Souza marcou vários gols em 2021, mas não permanece para o próximo ano. O jogador vem sendo disputado por Sport Recife e Vasco da Gama. Outros nomes cotados para sair são Darlan, Léo Pereira e Rildo, que estão na mira do Juventude para disputar a Série A ano que vem.
Adeus Douglas Costa?
Um ídolo dos torcedores do Grêmio e que pode se despedir em breve, Douglas Costa entrou na mira do São Paulo e dificilmente permanece em Porto Alegre. O atleta conta com salário milionário e o clube não terá condição de manter seus vencimentos em 2022.
Douglas Costa sofreu com lesões e não conseguiu desempenhar o esperado pelos dirigentes e também pelos torcedores no Campeonato Brasileiro. O atleta até chegou a dizer que jogaria a Série B pelo Grêmio, mas isso foi antes da queda da equipe e a questão financeira pesa para o tricolor.