O Grêmio realmente não tem nada para comemorar nesse final de ano. O clube caiu para a série B do Campeonato Brasileiro e esse rebaixamento já começou a impactar as finanças do clube. Como desportivamente o time de Vagner Mancini ficou entre as últimas quatro equipes do Brasileirão, o clube não teve direito a nenhuma quantia referente à sua participação na competição.
Para se ter uma ideia de quanto em dinheiro o Grêmio perdeu, o 16º colocado do Campeonato Brasileiro levou pra casa R$ 11,8 milhões. Esses valores fizeram falta nessa reta final de temporada e o clube não conseguiu arcar com os seus compromissos diante dos atletas, atrasando os direitos de imagem que deveriam ser pagos no último dia 20 de dezembro.
Diante da falta de dinheiro em caixa, a diretoria gremista avisou os atletas (que no momento estão de férias) que irá acertar as pendências no próximo mês de janeiro. Segundo o clube, o 13º dos jogadores já foi pago.
Outra informação que caiu como uma bomba no clube é que o Fisco Espanhol suspeita de irregularidades na negociação entre Grêmio e Barcelona envolvendo o meio-campista Arthur. O negócio entre os dois clubes está sendo avaliado, e caso o Fisco encontre algo de errado na venda do atleta, o Grêmio pode ser multado em um valor milionário.
Segundo o jornalista Jeremias Wernek, do portal UOL, a multa que o Grêmio pode tomar em um caso como esse é na casa dos R$ 35,5 milhões. A diretoria do clube acredita que essa cobrança é indevida e já prepara sua defesa para se preciso, brigar na justiça.