O Grêmio até ensaiou uma reação na reta final do Campeonato Brasileiro, quando já era comandado pelo técnico Vagner Mancini, e chegou a vencer o Atlético-MG na última rodada. Mesmo com o triunfo, o time acabou sendo rebaixado para a segunda divisão da competição nacional.
O presidente Romildo Bolzan espera não repetir os mesmos erros na próxima temporada e já deu início ao planejamento para montar o elenco que vai disputar o Brasileirão Série B. Com o prejuízo financeiro causado pela queda da equipe, vários medalhões já estão se despedindo do grupo.
Reformulação no Grêmio
O Grêmio enfrenta mais uma triste fase em sua história, disputando novamente o Brasileirão Série B, e terá que passar por processo de reformulação. Diego Souza, por exemplo, não permanece para 2022 e já está livre de contrato no mercado da bola. O atleta é disputado por Sport Recife e Vasco da Gama.
Douglas Costa tem um dos maiores salários do futebol brasileiro e dificilmente permanecerá para disputa da segunda divisão. Caso queira se manter no time, o atleta terá que aceitar uma redução bastante significativa em seus vencimentos mensais. O atleta está negociando sua saída para o São Paulo.
Outros nomes importantes ainda podem deixar o Grêmio e Ferreirinha está entre eles. O jovem atacante vem sendo especulado também para vestir a camisa do São Paulo, no entanto, teve seu nome ventilado nos bastidores do Flamengo e de clubes do exterior.
Proposta na mesa
Um jogador que chegou a se destacar no Tricolor Gaúcho e acabou perdendo espaço, Jean Pyerre ainda segue bem avaliado no mercado da bola. Segundo o Transfermarkt, seu valor de mercado é de 7 milhões de euros (algo em torno de 44 milhões de reais).
Com situação financeira adversa para disputar a temporada de 2022, o Grêmio pode aceitar uma proposta menor. Um clube do futebol europeu estaria disposto a pagar 17 milhões de reais para ficar com o jogador. Vale lembrar que o tricolor teria direito apenas a 60% do valor de venda.