O Grêmio teve boa atuação diante do Atlético Mineiro na última rodada do Campeonato Brasileiro e venceu o líder da competição pelo placar de 4×3. Apesar do triunfo, o time de Porto Alegre não conseguiu escapar da zona de rebaixamento e terá que disputar a Série B em 2022.
A queda para a segunda divisão do futebol nacional também ocasiona em prejuízos financeiros e algumas mudanças terão que acontecer no elenco. Nomes como Diego Souza, Rafinha, Alisson e Borja já não fazem mais parte do grupo que irá defender a camisa do Grêmio na próxima temporada.
Reformulação
Passando por processo de reformulação, o Grêmio tenta reduzir sua folha salarial para manter as contas em dia na temporada de 2022. Diego Souza está livre no mercado da bola e busca por um novo clube. Rafinha e Alisson, por outro lado, já assinaram contrato com o Sâo Paulo.
Outro nome que deve deixar o Grêmio é o atacante Douglas Costa, que vem sendo especulado no Atlético Mineiro e também no São Paulo. O jogador tem um alto salário para os padrões do futebol brasileiro e será difícil para Romildo Bolzan manter o custo disputando a segunda divisão.
Possível reforço no Grêmio
O Grêmio vem promovendo diversas saídas em seu elenco, no entanto, também vem mapeando o mercado da bola para anunciar novos reforços. O nome de Rodriguinho, ex-Corinthians e Bahia, vem ganhando força nos bastidores e um dirigente do clube confirmou que o atleta foi oferecido.
Vale lembrar que Rodriguinho também vinha sendo especulado como possível reforço do Santos no mercado da bola. Outro clube que tem interesse na contratação do meio-campista é o Alavés, do futebol espanhol, mas uma oferta oficial ainda não foi apresentada.