O São Paulo desistiu oficialmente da contratação do atacante Douglas Costa após os episódios ocorridos durante esta semana. O Tricolor esperava a resposta do jogador, que curte suas férias na Disney, mas até o momento não deu qualquer satisfação sobre a proposta do clube paulista. Pesou também o fato do jogador ter marcado uma nova festa de casamento no Rio de Janeiro justamente durante o período de pré-temporada.
A diretoria do São Paulo esperava que o jogador resolvesse a sua situação com o Grêmio antes de dar prosseguimento às negociações. O presidente Julio Casares tem boas relações com Romildo Bolzan por isso não quis atravessar as conversas que o clube gaúcho tem com Douglas Costa.
Com a queda para a série B, as receitas do Grêmio diminuirão bastante durante esta temporada, o que tornaria inviável ao clube continuar pagando o alto salário de Douglas Costa. O São Paulo, por sua vez, teria a ajuda de um investidor para pagar as cifras pedidas pelo jogador. O clube do Morumbi passa por uma grave crise financeira e também teria dificuldades para manter Douglas Costa pagando seu salário integralmente.
O jogador viria para suprir uma carência do time de Rogério Ceni, que pediu a contratação de um atacante veloz que joga pelas beiradas do campo. Com a desistência em relação à contratação de Douglas Costa, o clube deve apostar todas as suas fichas na vinda de Soteldo.
Depois da última negativa do Toronto, clube canadense pelo qual joga o atacante Soteldo, o São Paulo melhorou a sua proposta para ficar com o jogador.