O São Paulo desistiu oficialmente nesta quinta-feira (06/01) da contratação do atacante Douglas Costa, do Grêmio. O clube ficou aguardando o atleta resolver sua situação com o clube gaúcho, mas não obteve nenhuma resposta do jogador. Pesou também o fato de Douglas Costa novamente criar uma polêmica a respeito de sua festa de casamento, a remarcando justamente no período de pré-temporada tanto do Grêmio, quanto do São Paulo.
Com a desistência por Douglas Costa, o maior alvo do São Paulo desta janela no mercado da bola é o venezuelano Soteldo, que seria o jogador tão desejado pelo técnico Rogério Ceni. O treinador pediu para a diretoria, no final da última temporada, a contratação de um atacante de velocidade que joga pelas beiradas do campo.
Apesar do São Paulo jogar todas as suas fichas em Soteldo, segundo o jornalista Vitor Guedes do UOL Esportes, o venezuelano está cada vez mais longe do Morumbi. Vitão afirmou em sua live no portal UOL que o São Paulo fez sua melhor proposta para contar com o futebol de Soteldo nesta temporada, mas o próprio clube não está otimista com o desfecho desta negociação.
O Toronto FC, do Canadá, já recusou a primeira proposta de empréstimo ao São Paulo. A nova proposta do clube do Morumbi também é por empréstimo, mas com uma opção de compra de 50% com valor fixado no final do período acertado.
A ideia do Toronto FC é de vender Soteldo em definitivo já nessa janela de transferências, mas o São Paulo não teria como pagar essa transferência no momento. Vivendo uma grave crise financeira, o São Paulo contaria com a ajuda de um investidor para bancar os altos salários do jogador.