O São Paulo iniciou essa temporada com a missão de apagar a imagem ruim deixada no final do último Campeonato Brasileiro, quando o time de Rogério Ceni lutou até a penúltima rodada para não cair para a série B.
O próprio treinador colocou a diretoria do clube contra a parede e exigiu uma reformulação no elenco para continuar o seu trabalho em 2022. Ao lodo do coordenador Muricy Ramalho, Rogério Ceni expôs as carências do time e pediu como prioridade a contratação de um atacante de velocidade, que seja driblador e jogue pelas beiradas do campo.
A diretoria Tricolor atendeu ao pedido de Ceni e foi atrás desse jogador. O primeiro alvo do clube para a posição foi o atacante Douglas Costa, do Grêmio. A permanência do jogador no clube gaúcho era vista como difícil na ocasião por conta da queda do Grêmio para a série B e por conta das inúmeras polêmicas do jogador extracampo.
O São Paulo acabou desistindo da contratação de Douglas Costa, após não obter resposta do jogador, e passou a negociar com o Toronto FC por Soteldo. O clube canadense endureceu as conversas e passou a pedir mais do que o São Paulo estava disposto a pagar pelo jogador, fazendo com que o clube paulista também desistisse do negócio.
Nikão é o novo camisa 10
Se o clube ainda não conseguiu fechar a contratação do ponta habilidoso que o técnico tanto quer, pelo menos o camisa 10 da temporada está garantido.
O São Paulo apresentou nessa quinta-feira (20/01) o meia-atacante Nikão e o jogador herdou a camisa que em 2021 foi usada pelo medalhão Daniel Alves.