Radar Esportes
  • NOTÍCIAS
  • CAMPEONATOS NACIONAIS
  • CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
  • OUTROS ESPORTES
  • CLUBES
  • PRÓXIMOS JOGOS
  • ESPECIAIS
  • NFT
Nenhum resultado
View All Result
Radar Esportes
Nenhum resultado
View All Result
Publicidade

Flamengo inaugura capela no terceiro ano da tragédia no Ninho do Urubu

Dez atletas morreram em incêndio no centro de treinamento do clube.

Agência Brasil Publicado por Agência Brasil
08/02/2022
© Marcelo Cortes

© Marcelo Cortes

No dia em que o incêndio no alojamento do Centro de Treinamento George Helal, conhecido como Ninho do Urubu, completou três anos, o Flamengo inaugurou uma capela ecumênica em homenagem aos dez atletas mortos na tragédia. A construção é próxima do local onde funcionava o alojamento atingido pelo fogo. O vice-presidente-geral do clube, Rodrigo Dunshee de Abranches, dirigentes, atletas e parentes dos jovens jogadores mortos acompanharam a cerimônia celebrada na capela.

Publicidade

No incêndio, perderam a vida os jogadores Arthur Vinícius, Athila de Souza Paixão, Bernardo Pisetta, Christian Esmério, Gedson dos Santos, Jorge Eduardo, Pablo Henrique, Rykelmo de Souza Viana, Samuel Thomas e Vitor Isaías. Três atletas ficaram gravemente feridos: Cauan Emanuel Gomes Nunes, Francisco Diogo Bento Alvez e Jhonata Cruz Ventura.

Nas tentativas de entendimento com o Flamengo para o recebimento de indenizações, de todas as famílias, a de Christian Esmério foi a única que não fechou acordo com o clube. No fim do ano passado, os parentes do goleiro entraram na 33ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) com ação contra o Flamengo, que ainda está em andamento.

Publicidade

Procurado pela Agência Brasil, o Flamengo respondeu que este é um assunto interno do clube e que não se manifesta sobre os entendimentos, nem sobre o andamento das ações na Justiça.

Publicidade

Defensoria

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro entrou com recurso extraordinário para que fosse restabelecido o pagamento de pensão aos parentes das vítimas do incêndio, mas o pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça. De acordo com a Defensoria, o objetivo do novo recurso era fazer “com que o caso chegasse ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, ao final, houvesse o restabelecimento da pensão às famílias das vítimas”.

Publicidade

A Defensoria informou que, em 2020, o TJRJ extinguiu parte da ação que obrigava o Flamengo a manter o pagamento de pensões às famílias das vítimas e reduziu para cinco salários mínimos o valor da pensão destinada aos sobreviventes que não fizeram acordo com o clube.

Em outubro do ano passado, a Defensoria e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) encaminharam ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao STF recursos pedindo a retomada da ação e o restabelecimento dos pagamentos. Conforme a Defensoria, o Tribunal de Justiça, no entanto, só admitiu os recursos para o STJ e negou os dirigidos ao STF. A Defensoria entende que tem atribuições reconhecidas pelo próprio STF para encaminhar o pedido.

“Está claro, então, que a questão deixou de ser meramente legal para passar a envolver matéria constitucional. A Corte mais alta do país, portanto, deve ser chamada a se manifestar”, afirma a Defensoria.

A subcoordenadora cível da DPRJ, Beatriz Cunha, lembrou que a tragédia no Ninho do Urubu sensibilizou todo o país, mas foi um divisor de águas na vida dos meninos que se encontravam no centro de treinamento e de suas famílias.

“Hoje, passados três anos, os sobreviventes e as famílias convivem não só com a dor do trauma e da perda, mas também com a dor de um processo que não se encerra. O STF é o sopro de esperança de que uma reparação a contento ainda pode chegar”, afirmou Beatriz.

Ministério Público

O Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público denunciou à Justiça 11 pessoas pelo crime de incêndio culposo qualificado e pelos resultados morte e lesão grave. Essas pessoas foram apontadas como responsáveis pela tragédia do Ninho do Urubu. Na denúncia oferecida à 36ª Vara Criminal da Capital, os promotores descrevem uma série de irregularidades e ilegalidades cometidas no alojamento.

De acordo com o Ministério Público, ao fim do processo, os denunciados ficam sujeitos às penas previstas nos artigos 250, §2º, c/c Artigo 258 do Código Penal, com penas de detenção de um ano e quatro meses a quatro anos, com aumento de pena de um sexto até a metade, em razão do concurso formal. Até agora nenhum dos indiciados foi condenado.

Clube

Em seu perfil no Twitter, o Flamengo lembrou os atletas mortos no incêndio, citando os nomes de todos na mensagem. Todas as postagens estão em preto e branco, significando luto.

Nesta terça-feira foi inaugurada no CT George Helal a capela ecumênica em homenagem aos Garotos do Ninho. Foi celebrada uma missa com a presença do vice-presidente geral Rodrigo Dunshee de Abranches, dirigentes, atletas e familiares.

“A saudade não tem fim e para essa dor não há cura. Mas o Flamengo vai jogar, a Nação vai cantar e nossos corações vão pulsar pra sempre por vocês.”

 O clube postou ainda um vídeo com momentos de homenagens da torcida aos Garotos do Ninho. O Flamengo pede um minuto de silêncio. “Um minuto de silêncio. Três anos de saudade. Dez estrelas a brilhar, no céu do nosso Mengão”.


Publicado em 08/02/2022 – 17:03 Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro


Edição: Nádia Franco

Publicidade
CompartilharTweetEnviar
Agência Brasil

Agência Brasil

Agência pública de notícias da EBC. Informações sobre política, economia, educação, direitos humanos e outros assuntos.

Facebook Instagram
Radar Esportes

No Radar Esportes você fica por dentro de todas as notícias do futebol, MMA e outras lutas, UFC, F1, NBA, vôlei, mercado da bola, Brasileirão, seleção brasileira, jogos ao vivo, placar, resultados, tabelas de classificação, fotos, vídeos de gols, informações sobre jogos ao vivo e muito mais.

E-mail: contato@i7.network
Telefone: (11) 3280-0001

Posts recentes

  • Vasco busca acerto com reforço avaliado em R$ 20 milhões no mercado da bola
  • Liga dos Campeões chega ao fim com final entre Liverpool e Real Madrid
  • Botafogo pode subir oferta para assinar com jogador cobiçado no mercado da bola; multa é de 20 milhões
  • Mercado da Bola: Hugo no PSV e Marinho no São Paulo? Jornalista checa informação

Links

CONTATO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2021 | Radar Esportes | Um site do grupo i7 Network

Nenhum resultado
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • CAMPEONATOS NACIONAIS
  • CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
  • OUTROS ESPORTES
  • CLUBES
  • PRÓXIMOS JOGOS
  • ESPECIAIS
  • NFT

© 2021 | Radar Esportes | Um site do grupo i7 Network

Comunicar erro
Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Enviado com sucesso para a RedaçãoNós agradecemos sua colaboração. Sua mensagem será analisada pela Redação e os erros confirmados serão corrigidos.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.