Lenda do boxe brasileiro. Esta é a melhor definição para José Adilson dos Santos Rodrigues, o Maguila. Aos 63 anos, ele vive em clínica de Itu (SP) para tratar de uma doença degenerativa incurável chamada Encefalopatia Traumática Crônica.
Nesta quinta-feira (10), o ge publicou vídeo de Maguila acompanhado da esposa na clínica localizada no interior de São Paulo. O ex-lutador de boxe não perde o mesmo jeito de sempre e aparece usando uma camisa do Corinthians, seu time de coração.
Maguila está debilitado, mas mantém a mesma energia. Ao lado de Irani Pinheiro, sua companheira de muitos anos, ele mandou um abraço ao povo brasileiro. Na clínica, Maguila recebe atendimento 24 horas por dia e tratamento à base de Cannibidiol acompanhado pelo médico neurologista Renato Anghinah. O mesmo profissional cuida de outra lenda do boxe brasileiro, Éder Jofre. A ETC é conhecida como “demência pugilística”.
Carreira de Maguila no Boxe
Um dos maiores nomes da história do boxe brasileiro, Maguila iniciou a carreira profissional em 1983. Até o ano 2000 foram 17 anos dedicados à nobre arte. Neste período, Maguila subiu aos ringues para 85 lutas e o cartel do ex-pugilista é impressionante. Ele venceu 77 das 85 lutas que disputou. Foram sete derrotas e um empate técnico.
Das vitórias, 61 foram por nocaute, principal marca de Maguila. Duas lutas marcantes terminaram com derrota do brasileiro: contra Evander Holyfield, em 1989, e diante de George Foreman, em 1990. Ambos os confrontos geraram muita expectativa no público brasileiro à época.