Não é novidade que um jogador de futebol de nome internacional tem inúmeros fãs ao redor do mundo. Os milhões de seguidores de que as estrelas do esporte se gabam refletem isso. No entanto, assim como nas plataformas interativas, existem inúmeros seguidores de perfis falsos e contas de robôs (bots), até os jogadores mais talentosos não escapam.
Uma investigação conduzida pelo site livefootballtickets.com e divulgada pelo The Sun descobriu que milhões de seguidores das estrelas do futebol mundial são falsos, o que significa que não representam realmente uma pessoa. Assim, segundo a publicação, os atletas acabam lucrando com seguidores falsos, ainda que sem querer.
Estima-se que Cristiano Ronaldo tenha um lucro em libras esterlinas de 1,69 milhão (equivalente a R$ 11.779.300,00) por cada artigo (post patrocinado) publicado. O jogador português é a pessoa mais seguida no Instagram, com mais de 400 milhões de seguidores.
No entanto, do total de fãs de CR7, estima-se que 92 milhões sejam falsos ou bots. Como resultado, parte dos lucros que ele obteve (£ 388 milhões/R$ 2,7 milhões) veio de contas que não existiam.
Lionel Messi é o segundo jogador com mais seguidores no Instagram, e também está carregando uma horda de fãs falsos. Estima-se que o argentino tenha mais de 70 milhões de seguidores falsos. A receita de publicidade proporcional a contas falsas ultrapassará 2 milhões de reais.
Terceiro da lista, Neymar, é outro que também se ‘beneficia’ de conta de bots. O brasileiro tem cerca de 34 milhões de seguidores falsos em seu perfil do Instagram. O lucro com o número de usuários falsos é superior a 980 milhões de reais.
Os jogadores de futebol estão constantemente promovendo marcas em suas redes. Sob a gestão dos profissionais, as redes sociais tornaram-se não apenas uma ferramenta de divulgação e interação com os fãs, mas também uma forma de fazer negócios. Apesar de não serem responsáveis pelos seguidores falsos, acabam lucrando. Quanto mais seguidores uma pessoa tiver, maiores serão as taxas cobradas em troca de publicidade.