O Grêmio iniciou o ano de 2022 com o pensamento de investir mais nos meninos da base. Contudo, alguns nomes que até atuaram em 2021 sequer apareceram nas primeiras rodadas do Gauchão, cujo time foi inteiramente de meninos. A ausência de um deles, inclusive, chamou a atenção da torcida, visto que fez bons jogos na temporada passada.
Trata-se de Mateus Sarará, de 19 anos. O volante alto e de muita força física teve destaque quando utilizado no último ano, mas sumiu com o raiar da temporada de 2022. Sem atuar ainda no ano, o jogador acabou escanteado e preterido ao veterano Thiago Santos e ao jovem Fernando Henrique, que teve boas participações recentes em partidas pelo estadual.
Contudo, uma reviravolta pode acontecer com a chegada de Roger Machado, que deve lançar mão do volante nas próximas rodadas da competição. E tudo por conta das atuações fracas do atual titular, Thiago Santos, na proteção da zaga.
Joia da base do Grêmio deve voltar a ganhar minutos
Mateus Sarará apareceu em meados de 2021, antes do Grêmio entrar em uma crise profunda pelo mal desempenho no Brasileirão. No mês de julho, inclusive, o Tricolor fez questão de renovar com o volante. Com novo contrato até dezembro de 2024 e multa rescisória na casa dos 80 milhões de euros (R$ 470 milhões), o atleta começou a ganhar chances com Felipão e, posteriormente, com Vagner Mancini.
Agora, com as falhas recentes e a queda de desempenho de Thiago Santos, a joia da base deve voltar a ganhar minutos com Roger Machado, que aposta na vitalidade e na qualidade do volante para fortalecer o sistema defensivo da equipe.