Segundo o jornalista João Batista Filho, o Grêmio já acertou tudo para contar com o futebol do atacante Tetê, que foi formado nas categorias de base do clube, mas que não chegou a jogar no profissional com a camisa gremista.
Tetê pertence ao Shakhtar Donetsk, que o liberou para procurar outro clube, já que as competições na Ucrânia estão paralisadas devido à guerra com a Rússia. Nomes como Pedrinho, David Neres e Alan Patrick também foram liberados pelo clube ucraniano para procurar outras agremiações para se manterem em atividade neste período. O atacante Júnior Moraes, inclusive, já até acertou sua vinda para o Corinthians.
De acordo com as informações de João batista Filho, Tetê está na Polônia aguardando o seu empresário para, se tudo der certo, desembarcarem em Porto Alegre para assinar o contrato. O vínculo com o Grêmio seria até o final de junho, pois o Shakhtar Donetsk já teria engatilhado uma venda do atacante para o futebol italiano por cerca de 60 milhões de euros.
O Grêmio entende que o jogador seria útil mesmo com um contrato de poucos meses, já que o atleta ficaria disponível para cerca de 15 partidas da série B, que o grande desafio do clube para essa temporada. No entanto, uma ação da Fifa pode atrapalhar o negócio.
A Fifa liberou a transferência dos jogadores do futebol ucraniano para qualquer time da Europa, mesmo que a janela nesses países já tenham fechado. O medo do Grêmio é que o clube italiano que pretende comprar Tetê no meio do ano antecipe sua transferência para agora.