Tanto o São Paulo quanto o Grêmio passaram por uma grande reformulação em seus elencos após o dramático Campeonato Brasileiro que fizeram na última temporada. Enquanto o Tricolor paulista só escapou do rebaixamento na penúltima rodada da competição, o gaúcho não teve a mesma competência e terá a ingrata missão de jogar a série B neste ano.
A reformulação dos elencos dos dois clubes incluiu até mesmo alguns acordos entre eles. Pensando em se desfazer de alguns medalhões, o São Paulo repassou por empréstimo o lateral-direito Orejuela e o zagueiro Bruno Alves para o Grêmio. Outro jogador que deixou o São Paulo e foi pro clube do Rio Grande do Sul foi o meia Benítez, mas seu contrato com o clube paulista era de empréstimo e venceu no último mês de dezembro.
O caminho inverso também foi feito. O lateral-direito Rafinha e o meia-atacante Alisson tiveram seus vínculos com o Grêmio encerrados no final do ano e acertaram com o São Paulo neste início de temporada. Os dois jogadores vem sendo importantes para Rogério Ceni e Rafinha já chegou até a ser capitão da equipe em algumas partidas.
Do lado gaúcho nem tudo são flores e o Grêmio decidiu que não dará mais oportunidades para Orejuela. O clube já está rescindindo o contrato de empréstimo com o lateral-direito, desfazendo o acordo feito com o São Paulo no início do ano. O jogador também não deve ser aproveitado por Ceni e o São Paulo já está encaminhando um outro empréstimo do atleta, dessa vez para o Athletico Paranaense.
Orejuela não será mais jogador do Grêmio. São Paulo conversa com o Athletico Paranaense para repassar o lateral por empréstimo até o fim do ano nos mesmos moldes do que com a equipe gaúcha.
— Alexsander (@_alexsander) March 21, 2022
Para repor Orejuela, a diretoria do Grêmio já avançou nas negociações e está prestes a anunciar Rodrigo Ferreira, lateral-direito que jogou o Paulistão pelo Mirassol.