Estamos quase chegando quase ao fim da temporada regular de 2021-22 e vários nomes de jogadores de basquete estão na corrida para o Kia NBA MVP. Ainda assim, os favoritos das quadras acabam dominando as apostas online.
Até hoje, os jogadores com mais vitórias são Kareem Abdul-Jabbar, Michael Jordan e Bill Russell. Mas, ultimamente, estamos vendo umas carinhas novas na área, como o vencedor da segunda temporada de 2021, Nikola Jokić.
A pergunta que fica é, será que sérvio ganhará de novo ou perderá para seus concorrentes? Confira quais são eles e tome sua decisão!
1. Joel Embiid, Philadelphia
Quando criança. Embiid gostava muito de jogar futebol e vôlei, considerando até seguir uma carreira no voleibol. Contudo, sua rota mudou aos 15 anos, quando seu dom pelo basquete foi descoberto por Luc Mbah A Moute durante um evento da NBA em Yaoundé. Cidade natal de ambos situada em Camarões.
A estrela apadrinhou Joel e um tempo depois, aos 16, o jogador viajou para os EUA com a intenção de se profissionalizar no esporte. E não demorou muito para o pivô de 2,13 metros ser o campeão estadual da Flórida na escola em que frequentava.
Após concluir o colégio, o camaronês foi estudar na Universidade de Kansas. Até que um ano depois, com 2 nomeações no currículo e uma lesão, ele decidiu participar do Draft da NBA de 2014. Obviamente, ele foi selecionado pelo 76ers, mesmo que não pudesse estrear machucado.
Só que o mundo dá voltas, né? Hoje, com ótimas condições físicas, o pivô sai na frente com uma média de 29,6 pontos por jogo e uma linda vitória contra o titular Milwaukee Bucks, onde marcou 42 pontos.
Dê uma olhada nos melhores momentos dessa estrela, que além de ser um baita jogador, conquista todo mundo pelo seu humor nas redes sociais:
2. Kevin Durant
Com mais de 2 metros de altura e habilidades absurdas com a bola, Kevin Durant consegue acertá-la na rede de qualquer lugar da quadra. Não é à toa que ele é tricampeão olímpico dos EUA, bicampeão da NBA e integrante do All Star Game há 11 anos.
Inclusive, na edição que aconteceu no final de fevereiro deste ano, o ala do Brooklyn Nets convidou Joel Embiid para compor seu time. Afinal, um excelente jogador reconhece o outro, né?
Filho de pais divorciados e apaixonado pelo basquete desde pequeno, Kevin encontrou no esporte uma maneira de se aproximar do seu pai, que o levava para competir pela AAU, Associação Atlética Amadora de Maryland, aos 13 anos de idade.
Considerado um dos principais nomes de jogadores do basquete colegial dos EUA, Durant foi estudar na Universidade do Texas e lá foi eleito o melhor jogador do ano pelo Washington Post.
Em 2007, assim como Joel e Giannis fariam anos depois, Kevin decidiu participar do Draft da NBA e foi escolhido pelo Seattle Supersonics que hoje é chamado de Oklahoma City Thunder.
Desde então, seu desempenho absurdo continua firme e forte, sendo o vigésimo quinto maior pontuador da história da NBA.
3. Giannis Antetokounmpo, Milwaukee Bucks
Já no Milwaukee Bucks, temos simplesmente o craque mais vangloriado da atualidade, Giannis Antetokounmpo. O grego já ganhou duas vezes o troféu de MVP, a última vitória sendo anterior à Nikolas Jokić. Além de ser fundamental para que seu time conquistasse o título na temporada passada. A primeira desde 1971.
A sua história de sucesso é considerada ainda mais excepcional quando comparada aos demais jogadores da NBA. Em uma idade em que muitos dos profissionais já estavam se preparando para as quadras, Giannis e o irmão trabalhavam como camelôs nas ruas das ruas da Grécia para ajudar com o sustento da família. Afinal, seus pais eram imigrantes nigerianos e não possuíam documentos legais para morar no país.
Seu contato com o basquete aconteceu na adolescência. Ele começou a trabalhar como faxineiro na quadra onde seu irmão mais velho, hoje parceiro de time, jogava. Nas horas vagas, ele largava o pano e abraçava a bola com gosto. Tanto que não demorou muito para seu talento ser reconhecido pelo Bucks.
Para ter Gianni na seleção, dirigentes ajudaram sua família a obter a cidadania grega. Com seu passaporte em mãos, o jogador foi para Nova York e foi selecionado pelo Draft de 2013 para, de fato, jogar no Milwaukee. Time que acreditava profundamente no seu potencial e estava determinado a desenvolvê-lo para brilhar.
Mesmo com o contrato mais caro da NBA, o jogador não esconde os desafios que teve nessa jornada. Em uma entrevista feita para a emissora ABC, ele conta sobre como sua evolução se deu: “fui reserva, comecei no time com 18 anos, cheguei a pedir pra diretoria me mandar pra liga de desenvolvimento, joguei em todas as posições, fiz de tudo para ser melhor”.
Giannis é uma baita inspiração. É ver para crer!
Assim fica difícil escolher o melhor nome de jogador de basquete, né? Todos são muito bons, cada um à sua maneira. Por isso assista muitos jogos antes de escolher o seu MVP!