O Grêmio começa neste sábado às 16h30 sua trajetória na série B do Campeonato Brasileiro. A estreia do time do técnico Roger Machado será contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas. A expectativa do clube é confirmar o seu favoritismo, para ganhar a competição e voltar logo para a elite do futebol brasileiro.
A diretoria gremista iniciou a reformulação do elenco já à partir da queda para a série B. Medalhões como o atacante Douglas Costa e os laterais Rafinha e Cortez foram dispensados, afim do clube se readaptar a sua nova condição financeira, já que fora da elite o Grêmio terá muito menos recursos.
O técnico Vagner Mancini chegou a ser mantido no cargo para 2022, mas a diretoria não aguentou a pressão vinda das arquibancadas e demitiu o treinador, anunciando logo em seguida a volta de Roger Machado. Com a missão de dar prosseguimento a reformulação do elenco gremista, Roger passou a avaliar de perto alguns jogadores, como o lateral-direito Orejuela, que foi contratado por empréstimo no início do ano e já foi dispensado pelo Grêmio após não ter rendido o que dele se esperava.
Outro jogador que Roger decidiu que deveria respirar novos ares é o meio-campista Jean Pyerre, que foi formado nas categorias de base do Grêmio, mas que há um bom tempo tem perdido espaço.
O jogador foi emprestado e curiosamente, ao contrário do Grêmio, irá disputar a série A do Brasileirão. Jean Pyerre acertou com o Avaí e chega com moral no clube catarinense. Após o anúncio, os torcedores do Leão criaram uma enorme expectativa em torno do futebol do meio-campista, mesmo antes dele entrar em campo.