Desde quando foi contratado pelo Corinthians, no final de 2019, a cada janela de transferência o nome de Luan volta a ser pauta no Grêmio, clube pelo qual ele se tornou Rei da América no título da Libertadores de 2017. Com o fraco desempenho do meio-campista no Corinthians, e com a volta de Roger Machado ao Grêmio, os rumores de um possível retorno do jogador ficaram ainda mais fortes.
Luan viveu um grande momento com Roger Machado em 2016. O time daquele ano é considerado o embrião do que conseguiu ganhar a Libertadores no ano seguinte, já com Renato Gaúcho no comando da equipe gremista.
A atual janela de transferências se encerra nessa terça-feira (12/04) e o nome de Luan voltou a ser ventilado no clube gaúcho. Na última semana, em entrevista a Duda Garbi, o presidente Romildo Bolzan falou sobre o jogador, mas acabou despistando sobre um possível retorno, apesar de ter elogiado o atleta.
Caso Luan seja realmente um desejo da diretoria gremista para a disputa da série B, a hora de entrar em ação é agora. O Corinthians não conseguiu nenhuma equipe que aceitasse bancar os salários do jogador, que giram em torno de R$ 800 mil mensais, e agora, no último dia de janela aberta, aceita bancar parte dos vencimentos para que Luan jogue em outro clube.
Com um dos salários mais altos de todo o elenco, Luan não fez sequer uma única partida sob o comando do atual treinador do Corinthians, o português Vítor Pereira. Outro atleta que o clube deseja se desfazer é o zagueiro Danilo Avelar, que nunca mais entrou em campo após um episódio de racismo.