O ex-meia D’Alessandro pendurou as chuteiras recentemente, em uma despedida que comoveu todos os torcedores do Internacional. O final dessa carreira brilhante não podia ser diferente, já que o atleta argentino criou uma identificação com o Colorado desde que chegou ao Rio Grande do Sul.
A história, no entanto, poderia tomar um outro rumo, segundo o próprio ex-jogador, que em uma entrevista para a ESPN Argentina, revelou que por pouco não foi parar no outro gigante gaúcho, o Grêmio.
D’Alessandro afirmou em 2008, quando ainda era jogador do San Lorenzo, foi procurado pela diretoria gremista antes mesmo de qualquer interesse por parte do Internacional. Segundo o ex-jogador, o Grêmio só não conseguiu concretizar a contratação pois atravessava um momento difícil, financeiramente falando. Já o Internacional contava com a ajuda de um importante investidor, e por ter mais recursos, acabou comprando metade dos seus direitos econômicos, dando um chapéu nos gremistas.
Em sua passagem pelo Internacional, D’Alessandro entrou em campo em 529 oportunidades, divididas em três passagens. Foram ao todo 96 gols marcados e 12 títulos conquistados. Com D’Ale, o Colorado foi campeão da Copa Libertadores da América (2010), da Copa Sul-Americana (2008), além de seis Campeonatos Gaúchos.
O meia argentino está cravado na história do Internacional como o segundo jogador que mais vestiu a camisa do clube, ficando atrás apenas do ponta-direita Valdomiro, que atuou no Colorado durante as décadas de 70 e 80.