Em uma partida marcada por viradas e bastante equilíbrio, o Franca Basquete venceu o São Paulo, por 80 a 78 e abriu vantagem na semifinal do NBB (Novo Basquete Brasil). Na noite desta quarta-feira (11/05), o time francano contou com o apoio dos torcedores que lotaram o Pedrocão e abriu 1 a 0 na série melhor de cinco jogos.
O ala Georginho, foi o destaque do Franca Basquete, com 28 pontos e cestinha do jogo. O pivô Lucas Mariano fez 21 pontos e também ajudou os francanos a manter a invencibilidade, dentro de seus domínios, já que a equipe não sabe o que é perder em casa na atual temporada do NBB.
Do lado Tricolor, o ala Marquinhos fez 21 pontos e nem mesmo os oito rebotes e as quatro assistências do armador Elinho, foram suficientes para evitar a derrota no primeiro jogo do playoff.
O jogo
As duas equipes começaram a partida cometendo muitos erros e no primeiro quarto, que por sinal, foi bastante ‘estudado’ pelos atletas e os treinadores., o que ao final dos 10 minutos iniciais, resultou na vitória parcial de Franca, por 18 a 14. Já no segundo quarto, os jogadores começaram a calibrar na pontaria e o aproveitamento dos ataques aumentou, as bolas passaram a cair para ambos os lados, mas com vantagem no período para o São Paulo (21 a 17). As duas equipes foram para os vestiários com o placar empatado em 35 a 35.
Na volta do intervalo, equilíbrio mantido entre Franca e São Paulo. Apenas na metade do terceiro quarto, Marquinhos começou a fazer a diferença com arremessos certeiros da linha dos três pontos e colocou o Tricolor em vantagem no jogo. O time da capital venceu o período, por 24 a 20 e foi em vantagem para os últimos 10 minutos do jogo.
Como fez em toda a competição, o torcedor francano sentiu que a equipe precisa do apoio das arquibancadas e pareceu mesmo que o ‘sexto jogador’ entrou em quadra. A atmosfera da torcida empurrou o time de Franca que aproveitou a partida inspirada de Georginho para ficar novamente à frente do marcador, faltando pouco mais de cinco minutos para o final.
Preciso na linha dos três pontos, o ala mais uma vez se destacou e foi fundamental para virada dos francanos, que venceram o último período, por 25 a 19 e a partida, por dois pontos de diferença.
As duas equipes voltam a se enfrentar no segundo jogo da série, neste sábado (14/05), às 14h, no ginásio do Morumbi, na capital paulista. A terceira partida também será em São Paulo, na segunda-feira (16/05), às 20h. A outra semifinal tem início nesta quinta-feira (12/05), entre Flamengo e Minas Tênis, às 20h, no Rio de Janeiro.