O Grêmio tem revelado grandes jogadores para o futebol brasileiro nos últimos anos. Pepê e Everton Cebolinha foram os últimos achados do Imortal Tricolor, que além de revelar craques em casa ainda sabe garimpar bem categorias de base de clubes menores em busca de talentos.
Nos últimos anos, um dos maiores destaques do Grêmio foi Luan. O meia-atacante foi destaque na campanha do título da Copa Libertadores da América em 2017 e foi eleito o Rei de América naquele ano. A partir de 2018, Luan caiu de produção e hoje é reserva com poucas chances no time do Corinthians.
No Grêmio, Roger Machado trabalha com um “novo Luan”. Trata-se do meia Gabriel Silva, de apenas 19 anos. Com qualidades como o drible e o fato de ser ambidestro, Gabriel Silva chama a atenção nos treinamentos do Grêmio pela qualidade e personalidade demonstradas.
O meia foi revelado no futebol de São Paulo, quando defendia um time de Diadema. Logo depois migrou para o São Caetano. O Grêmio se interessou pelo jovem atleta em 2019. Ele é chamado de novo Luan porque o caminho do campeão da Libertadores de 2017 foi parecido.
Gabriel Silva fez partidas pelo time profissional. Em uma delas, contra a União Frederiquense, em jogo válido pelo Campeonato Gaúcho, o meia foi elogiado por Roger Machado. Naquele momento, o treinador havia acabado de ser contratado e assistiu ao jogo do estádio.
“O que mais me chamou atenção é que naquele contexto, mesmo muito pressionados por serem jovens, eles tiveram naturalidade para fazer o que eles sabem”, disse Roger, analisando não só Gabriel, mas também Bitello.